>

Estado e Empresas Unem-se na Requalificação de Profissionais para Empregos do Futuro

LISBOA – Portugal acaba de anunciar o primeiro projeto piloto do programa Reskilling 4 Employment (R4E), uma iniciativa inovadora a nível europeu que pretende, até 2025, requalificar um milhão de profissionais no desemprego ou em profissões em risco na Europa, permitindo o desenvolvimento de competências em áreas com maior procura de trabalhadores qualificados.

A transformação das economias pela dupla transição climática e digital e potenciada pela crescente utilização de novas tecnologias, tais como a inteligência artificial e a automação, terão um papel cada vez mais preponderante na sociedade e, em especial, nas novas necessidades do mercado de trabalho. A pandemia COVID-19 veio acelerar estas tendências, tornando ainda mais urgente a necessidade de uma abordagem conjunta à requalificação da população.

O R4E veio ajudar a mobilizar instituições dos setores público, privado e social para contribuir para superar este desafio na Europa. Desenhado pela European Round Table for Industry (ERT), uma associação que junta cerca de 60 das maiores empresas europeias, o programa tem como objetivo combater o desemprego e promover a requalificação de profissionais para a dupla transição digital e climática. Para tal, estão em preparação projetos-piloto em Portugal, Espanha e Suécia, sendo as primeiras ações de formação agora apresentadas no nosso país, com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Ana Mendes Godinho, com o Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional Miguel Cabrita, António Leite, Vice-Presidente do IEFP e representantes da Sonae, da SAP e da Nestlé.

Em Portugal, o programa é impulsionado pela Sonae, SAP e Nestlé (membros do ERT) e pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), em colaboração com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e outras empresas do setor privado como a EDP, a Delta Cafés e a Sogrape. Entre as áreas prioritárias de atuação definidas estão a indústria, o digital, a economia verde, a excelência nas vendas, a agricultura e a saúde.

Lançamento do programa “PRO_MOV by Reskilling 4 Employment

No âmbito do projeto piloto português PRO_MOV, a primeira ação de formação será liderada pela Nestlé, dirigindo-se à requalificação de profissionais para o setor da Indústria. A formação para Técnicos de Manutenção irá arrancar em janeiro de 2022 no Serviço de Formação do Porto do IEFP e terá a duração aproximada de seis meses. Mais informação pode ser encontrada no website do IEFP.

O desenho desta formação contou também com o apoio de várias empresas do setor como a ATM Total, a BA Glass, a Bondalti, os CTT, a Delta Cafés, a ETSA, a Salvador Caetano, a Secil, a Sogrape, a Sonae Arauco e a Sonae MC.

Em breve, serão anunciadas novas ações de formação em diversas áreas profissionais, lideradas por empresas de referência no respetivo setor de atividade: Sogrape em Agricultura, SAP em Digital, EDP em Economia Verde e Delta Cafés em Sales Excellence.

Os candidatos selecionados terão acesso ao programa de formação tecnológica de cariz intensivo que inclui formação prática em contexto real de trabalho, acompanhada por um profissional da empresa com experiência na área, bem como ao apoio por parte da rede PRO_MOV para encontrarem emprego após conclusão da formação.

Este projeto piloto em Portugal terá como principal objetivo a testagem de um novo modelo de requalificação que apoia os formandos ao longo do seu processo de requalificação, que será fundamental para que o projeto ganhe escala no futuro.

 

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Enquanto líder no mercado de software de aplicações para empresas, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e sector de atividade, a administrarem o seu negócio da melhor maneira possível: os clientes da SAP induzem 87% da atividade comercial mundial. As nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada tornam as organizações dos nossos clientes em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do respetivo negócio, para além de fomentar a colaboração e contribuir para a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software, da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e serviços da SAP permite que as empresas e organizações públicas de mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem com rentabilidade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda a que o mundo funcione melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite www.sap.com.