Sala de Imprensa da SAP Portugal

SAP Sapphire Madrid apresenta as mais recentes inovações como resposta aos desafios que as empresas enfrentam

Madrid, Spain cityscape at Calle de Alcala and Gran Via.

 Lisboa (PORTUGAL) – Madrid acolheu o SAP Sapphire, aquele que é e será o mais importante encontro anual da região EMEA South da SAP. Evento que serviu para a empresa destacar as recentes inovações tecnológicas, disponibilizadas para ajudar as empresas a enfrentar os grandes desafios de hoje em dia. Foram também apresentados alguns exemplos de casos de transformação digital, incluindo de empresas portuguesas.

Dirigindo-se a uma audiência de clientes e parceiros da empresa, oriundos de 43 países da EMEA Sul, Scott Russell, membro do Comité Executivo da SAP que lidera a área de Customer Success, explicou que “a expressão que mais se repetirá hoje é «transformação do negócio». Isto porque no mundo de hoje não fazer nada não é uma opção; a transformação é essencial e, para isso, há que aproveitar a capacidade da tecnologia para inovar continuamente”.

Referiu, também, que a SAP fornece tecnologia às empresas há 50 anos, “mas isso não é suficiente nos dias de hoje. Com a mudança para a Cloud, os clientes estão constantemente a avaliar-nos, pelo que o Customer Lifetime Value é fundamental. Há três elementos que nos ajudam a medi-lo: os resultados, isto é, o sucesso e o retorno esperados que o cliente obtém com a nossa tecnologia; a experiência, para que, em todos os pontos de contacto do cliente com a empresa, esta seja adequada; e, a velocidade, o tempo que leva até à criação de valor. Vamos ver muitas histórias de clientes, aos quais fornecemos a experiência certa, de forma célere e, onde os resultados superaram as suas expetativas iniciais”.

Os três grandes desafios que as empresas enfrentam

O Presidente da SAP EMEA South, Manos Raptopoulos, salientou que o objetivo da SAP na região que lidera é fazer das empresas “a melhor versão de si mesmas. E, hoje, para o conseguirem, têm de enfrentar três desafios: a transformação dos negócios, que acelerou durante a pandemia, veio para ficar e está a dar um passo significativo rumo à flexibilidade, à automatização dos processos ou à agilidade. Segundo, a cadeia de abastecimento, cuja situação se agravou com as atuais circunstâncias geopolíticas e gerou perturbações em locais onde nunca suspeitaríamos que tal pudesse ocorrer, situação que também está para ficar, pelo que as empresas estão a tentar preparar-se da melhor forma possível. E, terceiro, a sustentabilidade – ou seja, fazer bem -, área na qual a Europa, em especial, está a produzir cada vez mais decisões que visam satisfazer as entidades reguladoras e as exigências dos consumidores”.

O que a SAP está a fazer para dar o melhor de si mesma

Raptopoulos detalhou o que a SAP está a fazer para dar também o melhor de si mesma: “estamos a apostar na integração de processos e estamos a investir em diferentes áreas, nomeadamente no núcleo digital do negócio, na experiência do cliente ou na gestão do capital humano. Estamos a criar a maior rede de negócios do mundo, a qual une fornecedores e clientes”. E continuou a explicar que a empresa encontra-se a trabalhar “num ERP autónomo, na transformação dos processos de negócio e da inteligência artificial, e, claro, na Cloud, para garantir a continuidade dos negócios. Juntamente com a Business Technology Platform, é nisso que estamos concentrados, no sentido de ajudarmos os nossos clientes a alcançar a sua melhor versão”.

Acordo estratégico com a Ducati

A Ducati, através do seu CEO, Claudio Domenicalli, anunciou a assinatura de um acordo estratégico de colaboração com a SAP, através do qual realizará uma importante transformação do negócio da empresa, que irá beneficiar os seus principais processos. Esta aliança pretende também criar uma rede de negócio inteligente com fornecedores e parceiros, para impulsionar a gestão da cadeia de abastecimento e, ainda, a gestão do negócio online. Este é um acordo também com impacto desportivo, uma vez que a SAP passa a ser parceiro oficial da equipa Ducati Lenovo para a temporada de MotoGP de 2022.

Exemplos de transformação

Donato Martínez Pérez de Rojas, VP Technology and Digital Transformation da Navantia, detalhou, juntamente com João Paulo da Silva, SVP & General Manager da SAP SEFA, como é que a colaboração entre as duas empresas permitiu criar um sistema com o qual a Navantia se torna na primeira entidade pública em Espanha a criar um sistema de contabilidade de sustentabilidade, o qual abrange relatórios de Scope 1, 2 e 3 e todos os KPIs de ESG, para assim alcançar o objetivo de zero emissões e, mais adiante, avançar para a criação de uma rede de parceiros verdes.

Ao longo de todo o dia, mais de 60 clientes partilharam as suas experiências e estratégias de transformação, num total de 40 sessões, divididas em 10 grandes áreas temáticas. Como clientes nacionais, saliente-se a participação da Farfetch, que participou num painel sobre Human Experience Management; o Grupo Casais, que expôs o seu projeto de Intelligent Spend Management, o Grupo Salvador Caetano, que apresentou a sua experiência na área de Digital Supply Chain e; a Simoldes Plásticos, que, na área das Indústrias, veio abordar o tema da Sustentabilidade.

O evento foi patrocinado por cerca de 27 parceiros, de entre os quais destaque-se a Inetum, parceiro nacional da SAP, que além da presença física no espaço de exposição, também apresentou o percurso de transformação digital do seu cliente, Informa D&B, na área de recursos humanos, com recurso à solução SAP SuccessFactors.

Tour Mundial

Ao longo de 2022, por ocasião do seu 50º aniversário, a SAP quis levar o seu grande evento anual, SAP Sapphire – até agora de natureza mundial – às diferentes regiões que integram a organização. Após o evento global realizado em Orlando, entre 10 e 12 de maio, em formato híbrido, foi lançada uma tour que visitará oito cidades de todo o mundo, na qual Madrid foi escolhida para acolher o evento do EMEA South. Antes, já a Cidade do México (México), a 12 de maio, e Haia (Países Baixos), a 17 deste mês, receberam esta World Tour; a qual continuará nos dias 8 e 9 de junho em Zurique (Suíça), a 7 de julho em Pequim (China), 12 de julho em Tóquio (Japão), 9 de setembro em São Paulo (Brasil) e 16 de setembro em Munique (Alemanha).

Visite a área de imprensa da SAP aqui. Siga a SAP no Twitter em @SAPNews.

# # #

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios da melhor forma possível: os clientes SAP geram 87% do comércio mundial total. A nossa aprendizagem automática, a Internet das Coisas (IoT) e as tecnologias avançadas de análise tornam as organizações dos nossos clientes “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como fomentar a colaboração e contribuir para a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software da mesma forma que o pretendido e sem qualquer interrupção. O conjunto abrangente de aplicações e serviços da SAP permite que empresas e organizações públicas em mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem de forma rentável e se diferenciam no mercado. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a trabalhar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informações, visite www.sap.com.

 

Exit mobile version