>

Pandora enceta transformação do ERP para enfrentar nova realidade do retalho

LISBOA – A SAP anuncia que a Pandora, maior marca de joalharia do mundo, elegeu a solução RISE with SAP para a apoiar na sua ambiciosa estratégia digital e para servir de base ao seu crescimento futuro.

As grandes marcas mundiais de retalho competem no sentido de darem resposta a uma nova mentalidade de cliente, para construírem e ampliarem as relações e, também, para satisfazerem as novas expetativas, no que diz respeito a uma experiência de compra fluida e personalizada, seja ela online ou nas lojas físicas.

Tudo disponível, em qualquer lugar e momento

A Pandora desenha, fabrica e comercializa joias contemporâneas a preços acessíveis e tem em marcha uma estratégia de crescimento ambiciosa, que estará plenamente implementada em 2026. A estratégia Phoenix é construída em torno de quatro pilares de crescimento: marca, desenho, personalização e mercados principais – sob o mote de fazer da Pandora a maior e mais desejada marca no mercado de joalharia acessível. As suas ambições de crescimento são, por sua vez, capacitadas por uma estratégia de digitalização holística, que abrange todas as operações da Pandora. Um dos seus elementos-chave é o estabelecimento de um novo e ágil núcleo digital com SAP S/4HANA Cloud, enquanto novo sistema ERP da empresa.

“Depois de um período de viragem, no qual precisámos de nos reaproximar dos nossos principais clientes e concentrar-nos no ADN e nos produtos da Pandora, como a pulseira e as contas Moments, encontramo-nos agora numa fase de expansão”, explica David Walmsley, Chief Digital & Technology Officer, da Pandora, reforçando que “o principal objetivo da transformação do ERP será a vertente financeira, tudo que esteja relacionado com o inventário ou com os processos de negócio integrais que reflitam a Experiência do Cliente”.

Um verdadeiro omnicanal com a mesma Experiência de Cliente mundial

Quando em 2026 esta solução estiver totalmente implementada, a SAP permitirá à Pandora oferecer aos seus clientes uma experiência omnicanal com transações e interações fluidas, no online e nas lojas físicas. Os clientes poderão aceder ao inventário dos produtos disponíveis em tempo real e evitar situações em que um determinado produto parece estar disponível na loja, quando realmente não está, como acontece por vezes (quando os três sistemas atuais não estão sincronizados). Tal irá ao encontro das recentes iniciativas de melhoria lançadas pela Pandora, como o click & collect, ou seja, fazer a compra online e levantar na loja – destinada a oferecer uma experiência de compra omnicanal realmente satisfatória para os consumidores.

A joalharia Pandora é vendida em mais de 100 países, através de 6.400 pontos de venda, incluindo mais de 2.400 lojas de conceito.

“Com o SAP S/4HANA for Retail, o SAP Customer Activity Repository (CAR) e a SAP Business Technology Platform (BTP), entre outras melhorias digitais definidas como parte da nossa estratégia de digitalização, poderemos oferecer a mesma experiência ao cliente em todo o mundo. Quando o sistema estiver totalmente implementado, os detalhes de envio e a disponibilidade deixarão de depender da localização do cliente. Este poderá encontrar a mesma disponibilidade da joalharia e sugestões individuais para as peças que pretenda comprar, não importando onde esteja a realizar as suas compras”, refere David Walmsley, que conclui:

“Alguns falam em «acabar com os pontos de dor das compras», mas na Pandora queremos celebrar as compras e torná-las numa experiência pessoal, onde nós, graças à tecnologia SAP e às nossas ferramentas digitais, compreendemos o cliente, surpreendemo-lo e deliciamo-lo. O nosso negócio é vender memórias, pelo que, para a Pandora, a combinação entre loja e tecnologia faz a magia acontecer. Se o fizermos corretamente, não estamos apenas a gerar conveniência para os nossos clientes, estamos também a criar embaixadores da marca”.

A área de foco principal para a Pandora é a construção de um núcleo digital ágil que apoie o seu ambicioso plano de crescimento em todo o mundo. Isto inclui a gestão de dados operacionais, o aumento da transparência e a melhoria da produtividade em toda a organização, o inventário e as lojas franchisadas.

###

Sobre a Pandora
A Pandora é a maior marca de joalharia do mundo. A empresa desenha, fabrica e comercializa joalharia acabada à mão, feita a partir de materiais de alta qualidade, a preços acessíveis. A joalharia Pandora é vendida em mais de 100 países através de 6.400 pontos de venda, incluindo mais de 2.400 lojas de conceito.

Sediada em Copenhaga, na Dinamarca, a Pandora emprega 27.000 pessoas em todo o mundo e fabrica a sua joalharia em duas instalações certificadas pela LEED, na Tailândia. A Pandora está comprometida com um papel de liderança na sustentabilidade e até 2025 usará apenas prata e ouro reciclados nas suas joias. Até 2030 reduzirá para metade as emissões de gases com efeito de estufa em toda a sua cadeia de valor. A Pandora está cotada na bolsa do Nasdaq Copenhaga e gerou vendas de 23,4 mil milhões de coroas dinamarquesas (3,1 mil milhões de euros) em 2021.

Sobre a SAP
Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as empresas a tornarem-se inteligentes e sustentáveis. A SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios da melhor forma possível: os clientes SAP são responsáveis pela gestão de 87% do comércio mundial total. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada da SAP transformam as organizações e negócios em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como o fomento da colaboração e da sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do seu software da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. As aplicações e serviços da SAP permitem que as empresas, privadas e públicas, de 25 sectores de atividade do mundo inteiro se adaptem continuamente e beneficiem de uma operação rentável. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informação, visite www.sap.com.