>

SAP apresenta SAP Datasphere para simplificar arquitetura de dados dos clientes e estabelece parcerias estratégicas

LISBOA A SAP SE  (NYSE: SAP) anuncia inovações e parcerias-chave que irão permitir aos seus clientes o acesso a dados críticos de negócio, revelando conhecimento e perceções mais rápidas, bem como uma melhor tomada de decisão ao nível dos seus negócios.

A SAP lança a solução SAP Datasphere, a nova geração do seu portefólio de gestão de dados, que facilita o acesso a dados de negócio em toda a arquitetura de dados. A SAP também avança com parcerias estratégicas com empresas líderes do sector para fornecimento de dados e Inteligência Artificial – Collibra NV, Confluent Inc., Databricks Inc. e DataRobot Inc. –, com o objetivo de enriquecer a solução SAP Datasphere e permitir às organizações a criação de uma arquitetura de dados unificada, que combine com segurança dados de sistemas SAP e não SAP.

Até hoje, aceder e utilizar dados localizados em diferentes sistemas e locais – entre fornecedores na Cloud, vendedores de dados ou de sistemas residentes nos servidores das empresas  – tem sido um desafio complexo. Os clientes tinham que extrair dados de fontes originais e exportá-los para uma localização central. Tal levava-os a perder contextos críticos de negócio ao longo deste percurso, para os recapturar através de projetos contínuos e dedicados de TI, com muito esforço manual. A solução SAP Datasphere vem ajudar a eliminar estas imposições ocultas, permitindo que os clientes criem uma arquitetura de dados corporativos que forneça rapidamente dados com significado, mantendo intactos o contexto e a lógica de negócio.

“Com os clientes SAP a gerarem 87% do total do comércio mundial, os dados SAP estão entre os ativos de negócio mais valiosos de uma empresa e estão contidos nas funções mais importantes de uma organização, desde a indústria produtiva às cadeias de abastecimento, finanças, recursos humanos, e muito mais”, explica Juergen Mueller, Chief Technology Officer e Membro do Conselho Executivo da SAP. “Queremos ajudar os nossos clientes a dar o próximo passo para integrarem com facilidade e confiança os dados SAP com dados não SAP, de aplicações e plataformas de terceiros, conseguindo perceções e conhecimento totalmente novos, que possam levar a transformação digital a uma outra dimensão”.

SAP Datasphere

Disponível a partir de hoje, o SAP Datasphere é a nova geração do SAP Data Warehouse Cloud. Permite aos profissionais de dados fornecer um acesso escalável aos dados críticos de negócio. A nova solução fornece uma experiência unificada para a integração e catalogação dos dados, modelação semântica, armazenamento, federação e virtualização dos dados. Assim, os profissionais de dados estarão habilitados a fornecer dados críticos de negócio – com o contexto e lógica devidamente preservados – em toda a cadeia de dados da sua organização.

Construído sobre a SAP Business Technology Platform (BTP), o SAP Datasphere inclui recursos sólidos de segurança empresarial, tais como segurança de base de dados, criptografia e governo. Os atuais clientes do SAP Data Warehouse Cloud beneficiarão das novas funcionalidades no seu ambiente atual, sem que seja necessário qualquer migração ou atualização. As novas funcionalidades incluem: a catalogação de dados que permitem automaticamente identificar, gerir e governar os dados; a simplificação na replicação de dados com constantes atualizações em tempo real; uma modelação de dados melhorada que preserva o contexto de negócio dos dados provenientes das aplicações SAP. Estão ainda planeadas capacidades adicionais de integração que correlacionam dados e metadados das soluções cloud SAP com o SAP Datasphere.

A Messer Americas, uma empresa de gás industrial e médico, líder na América do Norte e do Sul, precisava de aceder de forma simplificada e segura a dados de soluções SAP e não SAP, dentro da sua organização para fortalecer a sua tomada de decisão, orientada por dados, e libertar recursos de TI para que estes se concentrassem noutras tarefas estratégicas. Com o SAP Datasphere, a Messer Americas foi capaz de construir uma arquitetura de dados moderna que manteve o contexto dos seus dados empresariais.

“A solução SAP Datasphere simplifica a nossa arquitetura de dados, dando-nos mais confiança em relação aos dados com os quais trabalhamos todos os dias, para que possamos responder da melhor forma às necessidades do negócio”, refere David Johnston, Chief Information Officer, Messer Americas. “Somos capazes de reagir mais rapidamente às mudanças emergentes ao nível do abastecimento e da procura, o que resulta numa melhor gestão de inventário, melhor serviço ao cliente e otimização da nossa cadeia de abastecimento”.

Parcerias Estratégicas

A SAP e os seus novos parceiros de dados abertos (open-data) ajudarão centenas de milhões de utilizadores em todo o mundo a tomar decisões informadas, que são críticas para o negócio, baseadas em quantidades massivas de dados. Os parceiros estratégicos da SAP trazem os pontos fortes exclusivos dos respetivos ecossistemas e permitem que os clientes combinem todos os seus dados.

“Todos querem ter acesso aos dados da SAP, pelo que alavancar parcerias entre fornecedores de tecnologia é absolutamente necessário para uma estratégia de dados abrangente”, assegura Dan Vesset, Vice-Presidente, para pesquisas de mercado de dados e analítica, da IDC. “As organizações vivem hoje num mundo onde uma arquitetura de dados multicloud, de multifornecedores e residentes ora nos servidores das empresas ou não, é a norma. A SAP encontra-se a adotar uma nova abordagem ao desenvolver parcerias com um grupo selecionado de empresas líderes, tratando os dados de terceiros da melhor maneira, para atender adequadamente às necessidades de qualquer cliente”.

Os parceiros iniciais são:

  • A Collibra, que planeia ter uma integração personalizada com a SAP, permitindo aos clientes alcançar uma estratégia de governo corporativo através da criação de um catálogo de dados completo, com rastreio em toda a sua arquitetura de dados – quer dos dados SAP como não SAP. A Collibra torna esta informação, que é confiável, identificada dentro de qualquer organização.
  • A Confluent, que planeia ligar a sua plataforma streaming de dados, capacitando as empresas a desbloquear valiosos dados de negócio e a conectá-los a aplicações externas em tempo real. A oferta nativa de Cloud da Confluent é a plataforma que serve de alicerce aos dados em movimento, permitindo o fluxo de dados, sem quaisquer restrições, em tempo real, a partir de várias fontes numa organização.
  • Já os clientes da Databricks podem integrar seu Data Lakehouse com o software SAP, para que os dados possam ser partilhados com uma semântica preservada e, assim, ajudar os clientes a simplificar a sua arquitetura de dados.
  • A DataRobot permite que os clientes aproveitem os recursos automatizados e de múltipla modalidade de machine learning sobre o SAP Datasphere, e os tragam diretamente para a sua rede de dados de negócios, seja qual for a plataforma Cloud onde se encontrem.

Para mais informações, consulte o Blog deste anúncio. Siga a SAP no Twitter em @SAPNews.

###

Sobre a SAP

Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as empresas a tornarem-se inteligentes e sustentáveis. A SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios da melhor forma possível: os clientes SAP são responsáveis pela gestão de 87% do comércio mundial total. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada da SAP transformam as organizações e negócios em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como o fomento da colaboração e da sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do seu software da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. As aplicações e serviços da SAP permitem que as empresas, privadas e públicas, de 25 sectores de atividade do mundo inteiro se adaptem continuamente e beneficiem de uma operação rentável. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informação, visite www.sap.com.