LISBOA – A SAP Portugal anuncia que galardoou com os prémios SAP SuccessFactors, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a GALP, o Grupo TMG e a Mota Engil, esta última com dois prémios, como as empresas que se destacaram pela implementação de processos inovadores para a gestão do capital humano e para a transformação digital da experiência do colaborador no interior das suas organizações.
Inserida no evento HR Connect 2023, a cerimónia de prémios contemplou a atribuição de cinco prémios, designados Public Sector Transformation, Employee Experience, Pioneer, Change Management e HR Branding, para distinção daqueles clientes com resultados evidentes, respetivamente, na área da transformação digital do sector público, na experiência do colaborador, inovação, gestão da mudança e comunicação interna da própria solução junto das pessoas.
Para Joaquim Freire, Diretor do Negócio de Cloud, da SAP Portugal, “a atribuição destes prémios é a prova do reconhecimento da evolução e modernização dos nossos clientes. A adequação das tecnologias e dos processos às pessoas é um aspeto crucial nos dias de hoje para as empresas oferecerem aos seus colaboradores condições de trabalho melhoradas e optimizadas. Nesse sentido, e através das nossas soluções, procuramos apresentar as respostas certas às necessidades que nos são colocadas, cientes do nosso papel de vanguarda a este nível”.
Prémios e vencedores
Estes prémios têm como grande objetivo reconhecer as empresas que melhor souberam usufruir das vastas valências e dinâmicas das soluções SAP SuccessFactors, destinadas à gestão do capital humano nas organizações.
Desde logo, é o caso do Prémio Public Sector Transformation atribuído à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), como distinção da Instituição Pública que adotou e implementou ao longo dos últimos anos o maior número de processos de gestão de Recursos Humanos. A SCML iniciou a sua jornada com as soluções SAP SuccessFactors em 2017 e desde então tem seguido um caminho de transformação e modernização, com grande enfoque nas pessoas, tal como a própria missão da instituição.
Também a vertente de Employee Experience foi devidamente reconhecida, com um prémio destinado à GALP, exatamente como aquela que adotou práticas de escuta ativa junto das suas equipas e pessoas, quer ao nível de avaliação do clima organizacional, quer ao nível da experiência individual no suporte aos processos de gestão. A GALP foi a primeira empresa a adotar a solução de Qualtrics, precisamente com o intuito de recolher a opinião das equipas, com enfoque na área de bem-estar.
Os projetos inovadores no nosso país mereceram, igualmente, a atenção da SAP, por via do prémio Pioneer, o qual foi entregue ao Grupo TMG. É o reconhecimento do seu papel como referência ao nível da transformação digital levada a cabo, bem como pelo carácter arrojado que assumiu internamente e em toda a empresa, com base na solução SAP SuccessFactors. O Grupo TMG constitui, inclusivamente, a primeira empresa a implementar em Portugal o processamento de salários com o SuccessFactors Employee Central.
O prémio Change Management destaca o papel crucial da gestão da mudança ao longo do projeto de implementação e mesmo após a sua conclusão. Neste caso, foi distinguido o esforço desenvolvido para o envolvimento das várias equipas na adoção de novos processos e da transformação que daí adveio. A Mota Engil foi a organização premiada, pela sua aposta constante na comunicação interna de todas as inovações implementadas por via do SAP SuccessFactors.
Durante o evento HR Connect 2023, decorreu uma votação entre todos os presentes para eleição do HR Branding vencedor, entre os vários projetos apresentados de SAP SuccessFactors nas empresas clientes. Um prémio que acabou por ser atribuído ao projeto ME TALENT da Mota Engil, que mantendo uma comunicação constante com os colaboradores, fomentou o engagement e a cultura empresarial, para além de ter servido como um elemento unificador ao aproximar as pessoas entre si.
Sobre o HR Connect 2023
O HR Connect, que este ano realizou-se na Quinta da Marinha, é bem mais do que uma iniciativa de cariz tecnológico, é uma mudança cultural que reúne pessoas, dados e processos, de forma a melhorar a experiência do colaborador e manter a competitividade num mundo digital onde a tecnologia é apenas o facilitador. A troca de experiências durante o evento permite aos clientes aprenderem uns com os outros e prepararem-se para o futuro. Os especialistas SAP, clientes e parceiros, que trabalham com especial enfoque nos Recursos Humanos, reúnem-se para discutir como será o escritório do futuro: quais as últimas tendências no que concerne aos Recursos Humanos, a importância do digital, as oportunidades e desafios em torno da sustentabilidade das pessoas. E o que tudo isto significa nesta área fundamental nas organizações, como é exemplo os colaboradores e utilizadores de uma determinada cultura corporativa.
###
Sobre a SAP
Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as empresas a tornarem-se inteligentes e sustentáveis. A SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios da melhor forma possível: os clientes SAP são responsáveis pela gestão de 87% do comércio mundial total. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada da SAP transformam as organizações e negócios em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como o fomento da colaboração e da sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do seu software da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. As aplicações e serviços da SAP permitem que as empresas, privadas e públicas, de 25 sectores de atividade do mundo inteiro se adaptem continuamente e beneficiem de uma operação rentável. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informação, visite www.sap.com