Lisboa – A SAP SE (NYSE: SAP) anunciou que a Ericsson, um ano após a implementação da solução SAP S/4HANA, conseguiu reduzir os custos de projetos em 30% e está agora a explorar o potencial da análise preditiva impulsionada por Inteligência Artificial (IA).

“Estamos agora ansiosos por continuar a otimizar e aperfeiçoar os nossos processos”, afirmou Tobias Ralsgård, responsável pela transformação digital na área financeira da Ericsson, um dos principais fornecedores mundiais de tecnologias de informação e comunicação, com presença em mais de 180 países e mais de 94.000 colaboradores. “O objetivo é criar um ambiente financeiro mais padronizado, automatizado e impulsionado por Inteligência Artificial. Isto inclui a utilização de análise de dados em tempo real e conhecimento baseado em IA diretamente no software SAP. Outra área de interesse fundamental é a conformidade automatizada e a deteção de fraudes, em que a IA ajudará a identificar transações suspeitas e a assinalar potenciais violações regulamentares”, reforçou.

A Ericsson concluiu a sua transição para o SAP S/4HANA em 54 horas, estabelecendo uma nova referência no sector para a execução de projetos de sistemas complexos e de grande escala. Com várias soluções implementadas, a parceria entre a Ericsson e a SAP abrange projetos de inovação técnica e suporte direto a sistemas nas áreas-chave de negócio, como as finanças, cadeia de abastecimento, recursos humanos, compras, entre outras.

Com o SAP S/4HANA, a empresa passou a ter acesso às mais recentes ferramentas de suporte aos negócios, além de atualizações e melhorias contínuas do sistema. Agora, a Ericsson iniciou o seu próximo projeto para tirar o máximo proveito das funcionalidades padrão do software, centrando-se inicialmente nas finanças. Espera-se que esta iniciativa seja concluída no primeiro trimestre de 2026.

Em vez de uma reconstrução em grande escala, a Ericsson optou por uma abordagem faseada. Aproveitando a metodologia da SAP de conversão otimizada durante períodos de inatividade, que reduz significativamente o tempo necessário para migrar e converter dados para o SAP S/4HANA, a Ericsson utilizou as ferramentas padrão da SAP para executar a transição de forma sequencial, sem a necessidade de configurar um ambiente paralelo.

O SAP S/4HANA ajuda a Ericsson a avaliar e a implementar continuamente novas tecnologias, sem as limitações de um sistema personalizado, libertando a empresa para otimizar ainda mais os seus processos, analisar as suas operações em tempo real e manter a sua vantagem competitiva.

###

Este documento contém declarações prospetivas, que são previsões, projeções ou outras declarações sobre eventos futuros. Essas declarações são baseadas em expectativas, previsões e suposições atuais que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem causar resultados reais e resultados materialmente diferentes. Informações adicionais sobre esses riscos e incertezas podem ser encontradas nos nossos registos com a Securities and Exchange Commission, incluindo, entre outros, a seção de fatores de risco do Relatório Anual da SAP de 2023 no Formulário 20-F.
© 2025 SAP SE. Todos os direitos reservados.
SAP e outros produtos e serviços da SAP aqui mencionados, bem como os seus respetivos logótipos são marcas comerciais ou marcas registadas da SAP SE na Alemanha e noutros países. Consulte https://www.sap.com/copyright para informações e avisos adicionais sobre a marca registada.