A inteligência artificial está a redefinir a forma como as organizações operam, acelerando decisões, otimizando processos e impulsionando a competitividade
Lisboa – Durante a conferência SAP Sapphire, que decorre em Madrid até 28 de maio, a SAP SE (NYSE: SAP) anunciou que a inteligência artificial (IA) está a redefinir o futuro das organizações e apresentou como prova disso dois nomes de peso, Heineken e Team Liquid. Ambas as marcas estão a utilizar IA baseada na tecnologia da SAP para acelerar decisões, simplificar processos e ganhar vantagem competitiva.
Heineken “mata a sede” de dados com inteligência artificial
A Heineken, um dos maiores fabricantes de cerveja do mundo, implementou um chatbot interno baseado em IA, o “Hoppy”, para otimizar processos de negócio e oferecer acesso a dados em tempo real.
Com operações em mais de 70 países e mais de 165 fábricas de cerveja em todo o mundo, a Heineken procurava simplificar o acesso aos dados, permitindo que os utilizadores de negócio encontrassem e analisassem rapidamente a informação na sua língua preferida. O Hoppy, um chatbot baseado em IA que funciona na SAP Business Technology Platform (SAP BTP), representa um avanço significativo no compromisso da Heineken com a simplificação de processos internos e o empoderamento da sua força de trabalho.
Ao recorrer a processamento de linguagem natural avançado com dados provenientes de vários sistemas, o Hoppy elimina a necessidade de pesquisas manuais demoradas e permite que os utilizadores se concentrem em tarefas mais estratégicas e com maior impacto.
Com a solução SAP Datasphere, a empresa passou a dispor de um modelo de dados unificado, que melhora o acesso à informação e a escalabilidade. Além disso, com a funcionalidade de hub de IA generativa integrada na SAP BTP, o Hoppy permite consultas em linguagem natural, visualização de dados e um acesso mais seguro à informação.
“Construir e integrar agentes inteligentes nem sempre é um percurso fácil. Ainda há muito por descobrir. Mas como dizemos na nossa equipa: ‘Don’t worry, be Hoppy!’”, comenta Andre van Schuijlenburg, diretor de gestão de processos globais da Heineken.
Desde que o Hoppy foi introduzido em plataformas como Microsoft Teams, a Heineken viu o tempo que os colaboradores precisam para localizar dados cair de 15 minutos para apenas 1 minuto. Com as capacidades de SAP Business AI no centro do Hoppy, a Heineken está também a explorar a automatização de tarefas repetitivas para otimizar processos de negócio e a tornar a comunicação e a tomada de decisões mais ágeis. Além disso, com uma visão unificada dos seus dados, o Hoppy consegue agora sinalizar a ausência de informações sobre centros de custo em ordens de compra, promovendo maior eficiência e precisão.
“A decisão da Heineken de recorrer à SAP Business AI para o seu chatbot interno exemplifica uma abordagem inovadora à reimaginação da eficiência operacional e da valorização dos colaboradores”, afirma Manos Raptopoulos, Chief Revenue Officer para APAC, EMEA e MEE na SAP. “É com orgulho que vemos a nossa tecnologia a facilitar uma comunicação interna fluida e a partilha de conhecimento numa marca global tão icónica.
Team Liquid desbloqueia o próximo nível com agentes de IA
A Team Liquid, uma das mais premiadas equipas de eSports do mundo, está a usar os agentes Joule de IA da SAP para aceder instantaneamente a estatísticas de jogo, tendências de desempenho dos jogadores e comparações estratégicas, tudo através de linguagem natural. Ao contrário dos modelos tradicionais de IA, os agentes de IA são concebidos para perceber o ambiente, definir objetivos e agir de forma autónoma para os alcançar.
A Team Liquid realiza a sua análise de dados através do dashboard “Next Level Esports Center”, desenvolvido inteiramente sobre SAP BTP. Os analistas da Team Liquid utilizam este painel para fornecer aos treinadores e jogadores informações sobre os adversários, ajudar na gestão de situações de alta pressão com prazos curtos e responder rapidamente a pedidos de dados entre partidas.
Em vez de dependerem exclusivamente dos analistas técnicos, os jogadores, treinadores e equipas de marketing podem agora recorrer ao copiloto Joule para obter insights sobre jogadores ou equipas, explorando mais de 1,6 TB de dados provenientes de 10 milhões de jogos para encontrar as respostas certas e identificar vantagens estratégicas. Esta mudança elimina a necessidade de pesquisas manuais e permite que diferentes perfis de utilizadores tomem decisões baseadas em dados à velocidade do jogo.
“Graças ao copiloto Joule e aos Joule Agents, aquilo que antes exigia horas de trabalho manual está agora disponível instantaneamente, impulsionando as nossas estratégias e melhorando o desempenho da equipa”, afirmou Victor Goossens, co-CEO e fundador da Team Liquid. “Esta parceria está a transformar a forma como utilizamos a nossa vasta base de dados, provando que a integração de IA e dados se está a tornar uma parte vital da nossa preparação para os jogos e do nosso sucesso nos eSports.”
Ao integrar de forma fluida o SAP HANA Cloud e a solução SAP Analytics Cloud, a Team Liquid obtém uma infraestrutura de dados robusta e escalável, que permite gerar insights rápidos e acionáveis. O Joule ajuda os utilizadores a aceder instantaneamente a estatísticas de jogo, tendências de desempenho dos jogadores e comparações estratégicas, disponibilizando informação crítica em segundos.
Agentes de chat com IA estão a mudar o jogo:
- Acesso mais rápido a dados: A informação pode ser recuperada e analisada instantaneamente. Com um acesso facilitado a insights, as diferentes equipas, desde as dos jogadores às de marketing e comunicação, conseguem tomar decisões baseadas em dados e em tempo real.
- Utilizadores mais capacitados: Independentemente da função ou conhecimento técnico, os utilizadores conseguem aceder intuitivamente a informações através de consultas orientadas por IA.
- Estratégia melhorada: As comparações de dados em tempo real permitem decisões precisas e fundamentadas, dando à Team Liquid uma vantagem competitiva num dos ambientes mais dinâmicos dos eSports.
- Reconhecimento proativo de padrões: O agente identifica padrões em grandes volumes de dados que poderiam passar despercebidos numa análise manual.
Philipp Herzig, Diretor de Tecnologia e Diretor de IA da SAP, afirmou “a utilização dos Agentes Joule pela Team Liquid é um exemplo convincente de como a IA pode reduzir a carga de trabalho dos analistas, permitindo-lhes concentrar-se em tarefas de elevado impacto num ambiente acelerado. Estes agentes não se limitam a automatizar com base em insights sobre gaming; eles realmente raciocinam, compreendendo o contexto e agindo em conformidade, o que permite uma tomada de decisão mais inteligente e rápida”.
Seja numa fábrica de cerveja, numa arena de eSports ou em qualquer outro sector de atividade, a inteligência artificial está a redefinir a forma como as organizações operam, acelerando decisões, otimizando processos e impulsionando a competitividade. Com a SAP a liderar esta transformação, as organizações em todo o mundo estão agora mais capacitadas para responder aos desafios do presente e preparar-se para o futuro com uma base sólida de inovação e dados inteligentes.
Visite o SAP News Center. Receba as notícias da SAP através do LinkedIn e do Bluesky.
Sobre a SAP
Como líder mundial em aplicações para empresas e IA para negócios, a SAP (NYSE: SAP) está na convergência entre o mundo empresarial e a tecnologia. Há mais de 50 anos, as organizações em todo o mundo confiam na SAP para alcançarem o seu melhor desempenho, unindo operações essenciais de negócio, desde as áreas de finanças, compras e recursos humanos, até à cadeia de abastecimento e à experiência do cliente. Para mais informações, visite www.sap.com.
###
Este documento contém declarações prospetivas, que são previsões, projeções ou outras afirmações sobre eventos futuros. Estas declarações baseiam-se em expectativas, previsões e pressupostos atuais que estão sujeitos a riscos e incertezas que podem causar resultados e desfechos reais diferentes. Informações adicionais sobre estes riscos e incertezas podem ser encontradas nos nossos registos junto da U.S. Securities and Exchange Commission, incluindo, entre outros, a secção de fatores de risco do Relatório Anual da SAP de 2024 (Formulário 20-F).
© 2025 SAP SE. Todos os direitos reservados.
A SAP e os demais produtos e serviços aqui mencionados, bem como os respetivos logótipos, são marcas comerciais ou marcas registadas da SAP SE na Alemanha e noutros países. Consulte https://www.sap.com/copyright para mais informações e avisos adicionais sobre a marca registada.