A RIGOR, empresa de serviços partilhados de consultoria e gestão do Grupo Salvador Caetano, vai adotar a solução SAP Field Service Management do portefólio SAP Customer Experience, para modernização dos processos de gestão, manutenção e assistência a veículos elétricos e hidrogénio da CaetanoBus. Este é o primeiro caso, em Portugal, de utilização desta solução no sector automóvel e que será implementada pela EY.
Ao confiar nas soluções SAP Customer Experience para a gestão dos seus serviços de manutenção ao cliente, a RIGOR passa a estar dotada de uma solução na cloud que fornece uma experiência de serviço proactiva e integral, desde o auto serviço ou o agendamento simplificado à execução da manutenção e integração com a área logística e financeira. A solução SAP Field Service Management capacita as organizações a aumentar a satisfação do cliente, com a otimização dos processos de manutenção e agilização da gestão operacional das equipas, bem como com análises e relatórios em tempo real.
Para Pedro Cordeiro, Diretor Departamento Pós-Venda da CaetanoBus, Grupo Salvador Caetano, “no caso da CaetanoBus, entendeu-se como fundamental o lançamento de novos produtos e serviços de manutenção preventiva e corretiva, para as viaturas de mobilidade elétrica e hidrogénio, garantindo um serviço técnico de excelência. Motivados por práticas de inovação e transformação digital da organização, desenvolvemos uma parceria com aqueles que, na nossa ótica, são os players que melhor compreenderam as nossas necessidades, a SAP e a EY. Por via desta solução é possível ter uma visão holística da organização, com informação em tempo real e integridade dos dados entre os diversos sistemas”.
De acordo com Inês Cordeiro, Diretora Comercial da SAP Portugal, “com o intuito de alavancar o modelo de negócio da CaetanoBus e responder a exigências que cada vez mais se centram na componente digital, apresentámos a solução SAP Field Service Management. Esta solução vem dar resposta ao crescente ritmo da inovação tecnológica, que levou as organizações, e, neste caso concreto a CaetanoBus, a rever, otimizar e adotar novos processos de negócio, não só para melhoria da eficiência das suas equipas de manutenção, como para o aumento da satisfação dos seus clientes”.
Já Bruno Padinha, Consulting Leader da EY, explica que “no mercado atual, o sucesso em qualquer negócio depende da agilidade e eficiência que só se consegue através de uma simbiose profunda entre o trabalho realizado pelas equipas no terreno e a informação que circula entre todos os intervenientes, incluindo os próprios clientes. É essa otimização, simplificação e automação de processos que permitirão à CaetanoBus continuar a liderar e inovar no seu setor, mesmo na atual conjuntura adversa”.
Com uma presença sólida a nível nacional e internacional, o Grupo Salvador Caetano está presente em trinta e sete países e três continentes, desenvolvendo a atividade em quatro setores distintos: retalho, distribuição, indústria e serviços. O Grupo Salvador Caetano encontra-se em pleno processo de inovação e transformação digital, muito orientado para a Economia Verde (com destaque para a recente venda aos Transportes Metropolitanos de Barcelona de oito veículos elétricos movidos a hidrogénio), bem como para a diversificação do seu negócio.