>

Por: SAP Brasil

Novos hábitos de consumo, evolução tecnológica, mudanças no cenário econômico e político mundial, os últimos dez anos trouxeram as inovações para o futuro

Onde você quer estar nos próximos dez anos? Mal tivemos tempo de pensar em uma resposta e já chegamos ao final de uma década que viveu transformações profundas com relação aos avanços tecnológicos, às mudanças climáticas, ao comportamento das pessoas, ao cenário político-econômico e cultural.

Estamos mais conectados, as fronteiras ficaram menores com a comunicação em rede. As preocupações com o bem-estar social e a segurança também fizeram com que os avanços chegassem e para você acompanhar tudo o que aconteceu, fizemos uma lista com as principais mudanças da última década:

Hábitos de consumo

Em 2019, o instituto Euromonitor lançou informações de uma pesquisa sobre as tendências de hábitos de consumo para o ano.  Elas são representações das mudanças que estão acontecendo ao longo da década e mostram como as preocupações com a saúde física e mental, o bem-estar e o meio ambiente diretamente ligadas ao comportamento dessas pessoas. Se no início da década, a chegada das redes sociais intensificou o tempo de acesso à internet, ao longo do tempo percebemos a dependência criada em torno disso e quanto tempo dedicávamos acessando conteúdo digital. Desconectar-se se tornou uma das principais metas e há quem faça “detox digital” para tentar ficar alguns dias longe da internet.

Minimalismo

O conceito de minimalismo surgiu no século XX, mas tem sido bastante disseminado nos últimos anos. A ideia de ter o básico, vivendo experiências mais autênticas e menos focadas em questões materiais, pensando na qualidade com que se aproveita cada momento tem sido prioridade para muitas pessoas.

Consumo consciente

A preocupação com o meio ambiente nunca esteve tão em alta. O aumento das temperaturas, derretimento de geleiras e desastres ambientais. Isso moldou as escolhas de consumo das pessoas, que passaram a se preocupar com o modo como as empresas produzem, se utilizam produtos de origem animal, se fazem testes em animais, se poluem o meio ambiente.

Serviços de streaming

As mudanças de hábitos dos últimos anos e a conectividade também transformaram a indústria da música e do cinema com a chegada dos serviços de streaming. A Netflix ganhou espaço ao reunir um catálogo de filmes e séries através de um serviço de assinatura mensal com um custo mais baixo e está crescendo, tornando-se concorrente de grandes estúdios de cinema com produções próprias. Spotify e Deezer entraram na concorrência do setor audiovisual, moldando os hábitos de consumo de conteúdo musical pelo celular.

Machine Learning e Inteligência Artificial

Quem nunca falou ou pesquisou um produto na internet e depois foi bombardeado por anúncios sobre ele? O aprendizado da máquina se baseia em cálculos feitos através de algoritmos para que computadores possam reconhecer os padrões e tomar decisões com base nos dados e probabilidades estatísticas.

Nos últimos anos, os efeitos do Machine Learning podem ser percebidos em diversas áreas, auxliando na reunião de dados e geração de insights que ajudam a traçar estratégias de negócios. Também tem impulsionado a digitalização de algumas atividades, que hoje são realizadas por robôs e ainda está possibilitando que sejam feitos reconhecimento por voz, reconhecimento facial, sistemas de geolocalização e muito mais.

Internet das Coisas

A IoT está conectando dispositivos e integrando a comunicação entre eles, isso possibilita que tempo e recursos sejam otimizados para melhorar a vida das pessoas.

Sem dúvida, a conectividade é uma das mudanças mais significativas desta década. Ela tem possibilitado que as pessoas discutam questões urgentes como o meio ambiente e sociedade, facilitando a rotina de trabalho, de vida e criando soluções para melhorar o dia a dia das pessoas.

Acompanhe as mudanças da década e as principais novidades para os próximos dez anos através das nossas redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.