O futuro do Supply Chain: tecnologias que irão impulsionar o setor nos próximos anos

Por: SAP Brasil

Com demandas cada vez mais urgentes, a cadeia de suprimentos experimenta um novo momento em que novas tecnologias ajudam a tornar o trabalho mais produtivo

Tornar o trabalho da cadeia de suprimentos mais produtivo, realizando seu gerenciamento por completo e com mais qualidade nos processos, significa investir em tecnologias que trazem maiores retornos de investimento, em um período de tempo mais curto e com menos riscos para as empresas.

Trata-se de um momento em que tecnologias promissoras começam a ganhar destaque e podem revelar tendências que movimentarão o setor. Listamos algumas delas:

Aprendizado da máquina: a dinâmica do trabalho na cadeia de suprimentos pede soluções que possam entender a duração dos processos e oferecer recursos para aprimoramento deles. Com o aprendizado da máquina em WMS é possível determinar o tempo para a conclusão de tarefas a partir da coleta de informações sobre um determinado conjunto de circunstâncias e simulações que se baseiam nesses dados para chegar a medidas mais assertivas, de acordo com as demandas de cada período.

Sistemas de transporte robóticos: conforme o comércio online cresce, a cadeia de suprimentos sente a pressão em atender demandas com mais agilidade, diminuindo tempo de entrega e a espera do cliente. Atingir esse alto potencial de produtividade tornou-se um desafio que pode ser superado com sistemas de transportes robóticos, uma nova forma de automação que é um híbrido entre sistemas de transporte já existentes e robôs de roaming. Ele contribui removendo restrições da taxa de transferência e sequenciamento, oferecendo mais produtividade.

Aprendizado da máquina e planejamento: a integração entre os aplicativos de planejamento já existentes ao aprendizado da máquina é mais uma prova de como novas tecnologias estão melhorando o gerenciamento da cadeia de suprimentos, permitindo que as empresas possam desenhar cenários, prevendo possíveis falhas e estejam atentas para corrigi-las. O SAP Integrated Business Planning (SAP IBP) contribui com a detecção das demandas, projetando estatísticas, além de otimizar o estoque ao gerar metas que maximizem os lucros.

IoT no transporte: coletando dados sobre o comportamento dos motoristas, as empresas podem adotar regras e padrões que gerenciem à distância o trabalho desses profissionais, atentando-se a horários de descanso, limites de velocidade, entre outros. Isso também ajudará a planejar a logística de transporte e as metas de prazos e entregas.

Diante de tantas soluções que surgem para aprimorar o trabalho no setor de Supply Chain, as empresas precisam rever sua atuação e pensar que essas são soluções que as levarão a um futuro ainda mais lucrativo e produtivo.

Nos canais de comunicação da SAP você encontra mais conteúdo para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos. Acompanhe: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.