>

Tecnologias implementadas pelo Japão para as Olimpíadas 2020

Artigo

Por: SAP Brasil

Com robôs assistentes, fontes alternativas de energia e chuva de meteoros artificiais, o Japão promete surpreender o mundo através da tecnologia

As Olimpíadas de Tóquio em 2020 prometem ser as mais futuristas de todos os tempos. A cidade já é conhecida pelas inovações em transporte, moradia e pela tecnologia presente em cada localidade.

Nos jogos olímpicos deste ano, a inovação será um dos grandes destaques. O Japão terá a oportunidade de se mostrar líder em tecnologias disruptivas e o mundo todo assistirá às novidades.

Vila dos robôs

O país está formando um exército de robôs que serão instalados em diferentes lugares de Tóquio. A intenção é que as máquinas possam dar assistência aos humanos.

Uma boa quantidade desses robôs ficará na Vila Olímpica e outra parte deles deverá estar em outros locais da cidade como lojas, hotéis e até mesmo no aeroporto, auxiliando na tradução de idiomas, oferecendo informações de localização e transportes.

Tradução em tempo real

As diferenças culturais e de linguagem não serão barreira para que turistas e japoneses interajam. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Japão disponibilizará o aplicativo VoiceTra, que realiza tradução em tempo real e possui 27 idiomas diferentes para tradução de texto, além de entender 90% do que é dito por voz, nos idiomas inglês, japonês, coreano e chinês. Além de estar disponível para instalação em dispositivos móveis e computadores, o app estará em pontos turísticos de Tóquio para ajudar os turistas.

Táxi autônomo

Já pensou entrar em um táxi sem motorista, indicar o lugar para onde você vai e chegar lá com segurança? Esses são os planos da DeNa, empresa japonesa de jogos que está desenvolvendo táxis autônomos que devem dirigir sozinhos por Tóquio, conduzindo os passageiros até os jogos.

TV em 8k

A NHK, TV estatal japonesa, planeja fazer a transmissão dos jogos em definição 8k. Ela oferece imagens ultra nítidas e a intenção é que se torne um padrão para o mundo inteiro. A Sharp começará a vender as TVs 8k em breve.

Fontes alternativas de energia: algas

Utilizar algas como fonte alternativa de energia para operar jatos e ônibus é um dos grandes objetivos japoneses para o período dos Jogos Olímpicos.  Elas conseguem sugar o dióxido de carbono e o transformam em energia, além de diminuírem o nível das emissões de carbono no ambiente em que estão inseridas.

A Universidade de Tóquio e o governo do Japão se juntaram a outras organizações em um consórcio para desenvolver o projeto e pretendem oferecer voos sustentáveis a turistas.

Fontes alternativas de energia: hidrogênio

O governo japonês pretende construir um gasoduto subterrâneo para transferir hidrogênio até a Vila Olímpica, utilizando esse tipo de fonte de energia para alimentar a área de imprensa e os quartos dos atletas durante as Olimpíadas. A prefeitura de Tóquio pretende comprar novos veículos com células de combustível e existe a intenção de utilizar o hidrogênio como combustível para ônibus.

Chuva de meteoros artificiais

A abertura dos Jogos Olímpicos deve ser um show à parte se o projeto da startup japonesa, ALE, estiver pronto até lá. A empresa pretende criar uma chuva de meteoros artificiais através de um microssatélite cúbico lançado ao espaço, que soltará pequenas esferas de um material químico que viaja a 8Km e em atrito com o ar pode brilhar.

Trens Megalev

Há 50 anos o trem bala era inaugurado no Japão e agora, o país quer utilizar a levitação magnética para transportar pessoas pelo país durante os Jogos Olímpicos através dos megalevs. Espera-se que estejam prontos até 2020.

Conexão G5

A experiência de assistir aos jogos pode ficar ainda melhor com recursos como a conexão 5G, que pretende oferecer mais conectividade aos turistas e cidadãos de Tóquio durante as Olimpíadas. A ideia é que a tecnologia esteja disponível por toda a cidade, facilitando o acesso a outros recursos disponibilizados pela cidade como mapas e transporte.

Acompanhe os canais de comunicação da SAP e mantenha-se atualizado sobre inovações tecnológicas e soluções que podem transformar a gestão do seu negócio: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.