Startup Me Conheça desenvolve aplicativo gamificado de saúde mental para empresas apoiado em plataforma SAP

App de promoção da saúde mental e prevenção ao estresse, burnout e depressão foi desenvolvido com SAP Cloud Platform.

A startup Me Conheça criou um aplicativo para fortalecer o vínculo de empresas e seus colaboradores, promovendo a saúde mental e prevenindo o estresse, burnout e depressão. O app foi desenvolvido com uma abordagem tecnológica e científica, usando gamificação e neurociência.

Com o uso de jogos em que os colaboradores podem pontuar e ter recompensas, é possível engajá-los para que compartilhem hábitos e comportamentos. O app também traz uma série de atividades que promovem a troca de conhecimento e interatividade entre a empresa e seus colaboradores. Com isso, gera-se uma base de conhecimento que, combinada com algoritmos de neurociência translacional, possibilita traçar análises e tendências.

Wellington Brigante, CEO da Me Conheça, explica que as empresas estão se transformando e deixando de olhar seus colaboradores somente como recursos. Para serem mais produtivas, superarem os resultados e alcançarem o sucesso, sustentadas também na responsabilidade social, as companhias devem olhar com muita atenção para a saúde mental e o bem-estar dos seus colaboradores.

A iniciativa, explica Brigante, surgiu como resposta ao grande número de afastamentos relacionados a transtornos mentais, que já são a 3ª maior causa de afastamentos de trabalho no Brasil e a principal não relacionada a acidentes, de acordo com a Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda, em estudo de 2017. Outro dado aponta que 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem alguma sequela ocasionada pelo estresse e, desse total, 32% sofrem de burnout, segundo pesquisa da International Stress Management Association Brasil, também de 2017.

‘’Cuidando da saúde mental do colaborador é possível promover um ambiente de maior motivação e consequentemente maior produtividade, menos afastamentos, menor absenteísmo e turnover, além de reduzir custos”, completa Brigante.

A SAP Cloud Plataform foi escolhida como plataforma tecnológica pela capacidade de agregar inovação, performance, escalabilidade, robustez, segurança e credibilidade. O app interage com os colaboradores, captura os dados e armazena os resultados de forma aderente à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), gerando dashboards e apresentações de KPIs baseados na inteligência analítica do Me Conheça.

“A capacidade da SAP Cloud Plataform é enorme, não só no desenvolvimento de aplicações de negócios, como sociais. E no Me Conheça trará robustez para lidar com dados de uma maneira muito segura”, explica Valeria Kinguti, vice-presidente de Plataformas e Tecnologia da SAP Brasil.