Mental Health Matters: campanha da SAP focada na saúde mental e bem-estar dos colaboradores

Por: SAP Brasil

Desde maio de 2019, a SAP tem trabalhado o tema da saúde mental internamente, rompendo tabus sobre o assunto e criando um ambiente corporativo mais acolhedor

Manter a saúde mental e a produtividade durante a quarentena estão entre alguns dos principais desafios de quem está fazendo home office. E a dificuldade de encontrar um ambiente de acolhimento e incentivo para lidar com esse momento pode tornar os dias mais tensos.

Criada há cerca de um ano, a campanha Mental Health Matters trabalha temas relacionados à saúde mental com os colaboradores da SAP através da realização de encontros com psicólogos, psiquiatras, especialistas e da divulgação de materiais informativos sobre saúde emocional.

Luciana Coen, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil, conta que a escolha de abordar o tema na organização teve como base pesquisas que indicavam a existência de um tabu em torno do assunto.

Adaptação para o trabalho home office

A SAP está seguindo as recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde e dos governos estaduais e municipais, por isso seus colaboradores estão trabalhando em casa, alinhando suas rotinas com a dos filhos, cônjuges e outros familiares. O home office era uma prática da empresa, mas acontecia eventualmente e hoje faz parte da rotina dos colaboradores.

Relacionamento à distância com colaboradores e clientes

Maykon Fernandes, VP de Core Industries, explicou que um dos principais desafios colocados por esta quarentena foi encontrar um novo caminho para manter um relacionamento saudável com os clientes. Para Fernandes, a relação de confiança que os clientes mantinham antes da pandemia ajuda a fortalecer o trabalho da SAP.

Entre os colaboradores, as chamadas de vídeos tornaram-se recorrentes, não só para reuniões de trabalho, mas eles também têm realizado happy hours após o expediente como estratégia para manter o clima de normalidade e integração que existia presencialmente. Ações como esta ajudam as pessoas a se apoiarem e minimiza o isolamento físico através da aproximação com a ajuda de recursos digitais.

Como cuidar da saúde mental e aproveitar o tempo livre

Os colaboradores relataram em entrevista para a Presidente da SAP, Cristina Palmaka, no canal da empresa no YouTube, as atividades que estão realizando durante a quarentena para cuidar da saúde mental, entre leituras, cursos online, detox digital para aproveitar o tempo com os filhos, além de assistir filmes e séries para relaxar nas horas vagas e finais de semana. Criando atividades que preencham a rotina em casa.

Algoritmo da vida

O Algoritmo da Vida é uma ferramenta criada pela Agência África e aprimorado pela SAP Brasil para prevenir o suicídio a partir de análises de postagens públicas realizadas no Twitter. A SAP contribui com melhorias na base de dados e aplicação de inteligência preditiva (SAP Analytics Cloud), que ajuda a identificar mudanças de comportamento nos perfis monitorados e sinaliza quando uma ação imediata é necessária.

As pessoas podem se sentir emocionalmente fragilizadas nesse momento e é importante ter empatia pelo outro, respirar fundo, acolher os próprios sentimentos e buscar ajuda sempre que precisar. Esse é um momento de união, onde promover a saúde e o bem-estar nunca é demais.

Acompanhe nas nossas redes sociais, mais ações da SAP para apoiar colaboradores, clientes e parceiros durante a pandemia: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.