>

Por: SAP Brasil

As preocupações com o futuro do mundo no pós-pandemia estão sendo discutidas por órgãos internacionais, que listam os desafios de estados, governos e sociedades

Assim como o mundo não estava preparado para uma pandemia e encontra dificuldades para gerir a crise em torno dela, os próximos passos pós pandemia também são incertos. Será necessária uma força tarefa, que una líderes políticos, empresariais e organizações sociais para administrar os efeitos da crise causada pela pandemia.

O relatório “Challenges and Opportunities in the Post – COVID-19 World“, lançado pelo Fórum Econômico Mundial, reuniu as principais discussões em torno de questões sensíveis para a humanidade no pós-pandemia.

Lideranças devem se unir em um esforço para evitar uma nova onda de contaminação enquanto desenvolvem planos para a recuperação econômica. Apesar dos possíveis conflitos relacionados ao bloqueio de fronteiras, será necessária cooperação e empatia entre as nações, com países desenvolvidos contribuindo com a retomada daqueles em desenvolvimento.

O estímulo a um futuro sustentável após a pandemia também inclui o desenvolvimento das cidades. As mudanças nos centros urbanos serão profundas, com valorização de espaços abertos, do transporte individual e sustentável e a adoção do trabalho flexível.

A tecnologia contribuiu com rápidas respostas para o tratamento e controle da COVID-19 em diversos países. Sistemas digitais ajudaram, por exemplo, a evitar o contato entre as pessoas durante transações bancárias e permitiu que empresas continuassem funcionando com o trabalho home office.

A Inteligência Artificial (IA) pode ser um recurso aliado para ajudar instituições, escolas e empresas a reabrirem com segurança. A tecnologia denominada “controle do olhar” evita que as pessoas toquem em superfícies que podem estar contaminadas durante a interação com computador, teclado, mouse ou tela. A IA também avalia os padrões de movimento dos olhos para agir de maneira proativa, além de ser integrada à tecnologia de voz.

Para David Judge, VP da SAP Intelligent Enterprise Solutions, “a pandemia pode acelerar a adoção de outras tecnologias como IA, Blockchain, Internet das Coisas (IoT) e Machine Learning”. Elas podem contribuir com a automatização e aceleração de tarefas, contribuindo com modelos de negócios flexíveis e com a segurança e saúde das pessoas, afinal, colaboram com o distanciamento.

A COVID-19 ensinou que pode ser difícil que o nacionalismo não se sobressaia ao globalismo. Os países devem pensar em como contribuir para facilitar a internacionalização e cooperação para lidar com ameaças globais. É preciso abordar formas mais resilientes e sustentáveis sobre a globalização para aprender a com a crise e lidar com outras nações na cooperação pela cura.

Colocando a tecnologia, a inovação, a coletividade e a empatia como fatores que impulsionarão a economia e a sociedade podemos encontrar oportunidades para viver dias melhores.

Acompanhe nas redes sociais da SAP, as informações sobre soluções pós-pandemia: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.