>

Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+: como as empresas podem incentivar o apoio e respeito dentro e fora das organizações

Artigo

Por: SAP Brasil

Pequenas ações, dentro da empresa e na comunidade em que está inserida podem fazer uma grande diferença para a causa LGBTQ+

Uma pesquisa realizada pela UFMG em parceria com a UNICAMP e o coletivo #VOTELGBT, apontou que a comunidade LGBTQ+ está mais vulnerável a situações de desemprego e de depressão durante a pandemia do novo Coronavírus. A dificuldade de conviver com familiares e durante o isolamento social pode ser responsável por danos emocionais e o desemprego que já era de 21,6% pode se acentuar após a pandemia.

Não apenas no Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+ (28 de junho), mas sempre, é fundamental reforçar o compromisso das organizações com a diversidade e que em momentos como o que vivemos, ações de inclusão e apoio são mais do que fundamentais para promover a igualdade de oportunidades e o bem-estar da comunidade.

Cultura inclusiva gera bons resultados

Você pode receber o melhor das pessoas apenas respeitando quem elas são e investindo em seu desenvolvimento. Para isso, não basta contratar profissionais LGBTQ+, você também precisa trabalhar com a equipe e com seus líderes quais valores a diversidade carrega, para que sejam multiplicadores desses propósitos e possam ajudar a trazer talentos diversos.

Apoie empreendedores LGBTQ+

O seu apoio pode cruzar as fronteiras da organização e dos discursos para promover impactos sociais significativos para a comunidade LGBTQ+.  Estimule negócios conduzidos por pessoas pertencentes a grupos minoritários, selecionando-os como seus fornecedores e indicando-os a outros parceiros.

Não seja apenas um discurso

Atualmente, vemos que muitas marcas estão observando com mais atenção questões sociais, assim como o tema diversidade e inclusão, mas o que elas estão efetivamente fazendo a respeito? O Guia EXAME de Diversidade analisa e reconhece as companhias que aplicam as melhores práticas a favor da diversidade em suas equipes. Pelo segundo ano, a SAP foi destaque graças às suas iniciativas e ao incentivo a grupos relacionados ao tema. A área de diversidade e inclusão da empresa tem atuação global e existe formalmente há mais de dez anos, com o programa Pride at SAP, voltado para a comunidade LGBTI+. Para se tornar uma empresa inclusiva, que valoriza a diversidade, é preciso desenvolver iniciativas e abraçar a causa, ser muito mais do que apenas um discurso.

Motive todos os talentos

Uma cultura de inovação permite que sua empresa cresça aproveitando o que cada profissional tem de melhor e estimulando-os para que cresçam junto com você, tomando as melhores decisões de carreira e negócios. Ações para desenvolvimento de carreira que sejam inclusivas podem ajudar a formar líderes mais empáticos. Aposte em todos os talentos.

Envolva a comunidade

Você sabe quantas pessoas LGBTQ+ moram nas regiões em que sua empresa atua? Contribua com projetos que ajudam a fortalecer a diversidade nos espaços que você ocupa. Seja através de incentivo financeiro ou até mesmo oferecendo espaço e estrutura para que grupos possam se reunir em ações educativas. Seja um incentivador do respeito e da diversidade.

Com uma cultura organizacional inclusiva, as empresas podem mostrar o potencial de transformação que possuem. Ajudando a transformar a vida de pessoas que estão há anos na luta por respeito.

Acompanhe a SAP nas redes sociais e conheça nossas ações de diversidade e inclusão: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.