>

Por: SAP Brasil

O setor busca soluções para enfrentar a crise e entende que esse é o momento de planejar mudanças para modernizar processos e levar inovação para o mercado

A crise causada pela pandemia da COVID-19 colocou o setor de Supply Chain sob novas condições, levando seus novos desafios aos processos de trabalho, com novas demandas surgindo a partir de mudanças no comportamento do consumidor e com os anseios sobre como manter o fornecimento em dia. A tecnologia pode ajudar a trazer respostas para um futuro que não será mais o mesmo.

Crescimento do e-commerce mostra novo comportamentos no setor de vendas

O setor varejista cresceu significativamente durante o mês de abril. Dados reunidos pelo Compre&Confie e divulgados pelo portal E-Commerce Brasil, o e-commerce nacional cresceu 81% durante o mês de abril. Um aumento de R$ 9,4 bilhões com relação ao mesmo mês do ano passado. O isolamentos social é responsável pelo aumento brusco das vendas no comércio online e representa uma mudança no comportamento do consumidor, impactando todo o trabalho das cadeias de suprimentos.

Redefinição de recursos na cadeia de suprimentos

O futuro do setor pode ser redefinido pela digitalização de tarefas. Durante a pandemia, o fechamento da produção e a redução nos quadros de funcionários em muitos setores mostrou o quanto os processos estão defasados por modelos de trabalhos manuais.

A digitalização tornou-se uma resposta que pode provocar transformações em curto, médio e longo prazo, ajudando varejistas a lidar com aumentos e quedas de demandas repentinas com o uso de ecossistemas inteligentes.

Tecnologia prepara o setor para novas situações de crise

  • Robótica: o transporte de mercadorias também pode ser modernizado com a automação dos processos logísticos, tornando-os mais eficientes e confiáveis.
  • Inteligência Artificial e Machine Learning: tais recursos possibilitam um controle maior dos processos e das demandas, permitindo que os próprios sistemas gerenciem as mudanças nos envios, disponibilizando informações em tempo real.
  • Drones: ainda não existem protocolos que regulamentem o espaço aéreo com planejamentos e rotas de voo para entregas através de drones, mas eles podem passar a fazer parte da rotina do setor de Supply Chain como mais um recurso que impede o contato físico e ajuda a manter os serviços funcionando.
  • Blockchain: a confiabilidade das informações, ainda que em contratos firmados à distância, pode ser garantida por tecnologias como o Blockchain, que garantem a transparência das informações e a rastreabilidade dos dados gerados nos processos de trabalho.

A crise mostrou que o futuro do Supply Chain é mais do que a adaptação aos novos tempos. O futuro pode ser determinado pelo próprio setor através do investimento em tecnologias que rompem com modelos arcaicos e que permitem que as empresas possam se prevenir de crises, preparando-se para um mundo que será fisicamente mais distante.

Saiba mais sobre as soluções da SAP para o setor de Supply Chain nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.