>

Cadeias de suprimentos resilientes se recuperarão mais rápido durante a retomada

Artigo

Por: SAP Brasil

A resiliência se tornou uma das bases para estabilização das cadeias de suprimento, demonstrando que o setor deve atuar de maneira preventiva no futuro

Vivemos um cenário imprevisível, que exigiu mudanças repentinas na rotina de trabalho e produção. Isso mudou o curso do planejamento estratégico de toda a cadeia de suprimentos, que sofreu os impactos de ponta a ponta. O ensinamento que tiramos disso é que é preciso agir com resiliência, desenvolvendo soluções adaptáveis para evitar interrupções em qualquer cenário.

Gerenciamento da saúde e segurança

Se o mundo viverá um “novo normal”, as cadeias de suprimentos devem planejar as estratégias para fortalecer a saúde e a segurança do trabalhador nesse novo momento. Gestores devem entender que o sucesso de cada processo está atrelado à integridade dos profissionais e aos cuidados que o ambiente oferece.

Líderes devem agir de maneira preventiva, priorizando a redução e mitigação de problemas através de análises de riscos realizadas com a emissão de relatórios automatizados que ajudam no gerenciamento de incidentes, da segurança e da conformidade dos processos adotados.

Adaptações no varejo e nas empresas de bens de consumo

Empresas podem prevenir atrasos ou interrupções mantendo uma comunicação constante com sua cadeia de suprimentos, identificando as necessidades de seus fornecedores e reunindo informações que ajudam a mitigar os riscos, otimizando planos de continuidade dos serviços.

O trabalho de parceria realizado durante a quarentena, com empresas enfrentando juntas os desafios para manter os compromissos de entrega e recuperar negócios é fundamental para que o varejo e as empresas de bens de consumo sejam impulsionadas durante a retomada.

Conexão com compradores e fornecedores

Manter uma cadeia de suprimentos resiliente significa estruturar as demandas para se adaptar ao mundo pós-pandemia, a partir de conexões com compradores e fornecedores que podem ajudar você a suprir interrupções que ocorram no meio do caminho, fortalecendo toda a sua cadeia.

Podemos demorar a voltar ao normal como conhecíamos e novas situações, parecidas com a que vivemos durante a quarentena, podem voltar a acontecer. É difícil prever acontecimentos, mas as cadeias de suprimentos podem planejar cenários com a ajuda de tecnologias em nuvem, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), preparando-se de maneira mais estruturada para o futuro.

Encontre nas redes sociais da SAP, mais informações sobre o futuro das cadeias de suprimento: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.