>

Novas prioridades do setor de Recursos Humanos na retomada do trabalho

Artigo

Por: SAP Brasil

As mudanças nos modelos de trabalho, inicialmente, adaptadas para lidar com o período de pandemia, apontam para novos caminhos na gestão de equipes

Como sua equipe de RH está lidando com as mudanças causadas pela necessidade de distanciamento social? É certo que proteger o colaborador sempre foi uma das prioridades, mas pensar em novas formas de se relacionar com as equipes, de gerir o tempo de trabalho, de lidar com treinamentos e reuniões à distância impôs alguns desafios para o setor de Recursos Humanos, que nesse momento busca rever estratégias para se adequar ao chamado novo normal.

Fique atento às mudanças na legislação que rege os contratos de trabalho em cada localidade

No Brasil, por exemplo, a Medida Provisória 927, permitiu ao empregador antecipar a data das férias mesmo que o empregado não tenha cumprido os 12 meses de contrato. O teletrabalho (ou trabalho remoto) também está previsto na MP, que estende a modalidade às funções de estagiários e aprendizes. Assim como também determina ser de responsabilidade do empregador, providenciar a infraestrutura necessária para que os profissionais possam trabalhar à distância.

Acompanhar essas mudanças, que podem acontecer de maneira repentina, permite evitar multas e problemas com a justiça do trabalho, evitando que custos ainda maiores sejam gerados para a sua empresa.

Procure manter a comunicação constante com o trabalhador e alinhe as expectativas

Como anda a comunicação com os seus colaboradores? A distância não deve ser um impeditivo para que vocês estejam com as expectativas alinhadas. Existem recursos que possibilitam manter o contato constante com os profissionais, oferecendo suporte durante o horário de trabalho e acompanhando a produtividade das equipes. Invista também na comunicação interna, enviando conteúdo informativo para que ele esteja ciente das ações que sua organização tem adotado.

Assegure o sigilo de informações controlando o acesso remoto

O desafio da segurança da informação também coloca a equipe de gestão sob alerta. Nesse caso, o acesso pode ser monitorado de longe com ajuda da tecnologia, para que as boas práticas sejam aplicadas e exista uma política de governança eficiente.

Faça um intercâmbio de informações com outros players para entender quais estratégias estão sendo adotadas

Aproveite as oportunidades de conhecer o trabalho de outros profissionais e saber como está o clima no mercado. O HXM Virtual Summit, evento online da SAP reuniu executivos de grandes empresas e influenciadores para trazer referências e discussões sobre o protagonismo do RH durante a pandemia. O conteúdo ficará disponível on demand.

As fronteiras territoriais das relações de trabalho foram rompidas pela tecnologia e esse modelo, que já era tendência, foi acelerado pela chegada da COVID-19. A responsabilidade dos profissionais de RH em gerenciar pessoas em diferentes localidades torna o trabalho ainda mais desafiador, mas a adoção de recursos e tecnologias que permitam a comunicação constante pode contribuir positivamente com o futuro do trabalho.

Saiba mais sobre soluções e sobre o futuro do setor de Recursos Humanos nas nossas redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.