>

Por: SAP Brasil

Novo padrão de tecnologia 5G permite que novas funcionalidades sejam acessadas através de dispositivos móveis e acompanha evolução promovida pela Internet das Coisas

O Brasil caminha para a implantação da tecnologia 5G. Em meados de junho, o Diário Oficial publicou um decreto que permite a renovação automática das licenças de radiofrequência das empresas de telecomunicações, que começariam a vencer a partir de novembro deste ano. O leilão para novas licenças que permitirá a implantação do 5G pode ser adiado para 2021 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Enquanto questões legais estão sendo definidas, o que se discute são as transformações na forma de consumo que essa tecnologia oferece, como maior velocidade de conexão e de transferência de arquivos, a capacidade de se conectar a inúmeros dispositivos, além de gerar melhorias na qualidade de áudio e definição de vídeo.

Capacidade muito maior para transferir informações

A comparação do tempo de resposta das faixas de frequência atuais para o 5G deve melhorar consideravelmente a experiência do usuário. Enquanto no 4G a latência é de 60-98 milissegundos, no 5G ela pode ser reduzida a menos de um milissegundo.

Impulso para Indústria 4.0

O 5G tem potencial para impulsionar a chamada quarta revolução industrial, ao oferecer maior velocidade de produção através da conexão sem fio, otimizando espaços físicos com a eliminação de fios e cabos. A tecnologia irá promover o aumento da produtividade e da competitividade no ambiente industrial, possibilitando a conexão entre equipamentos, tratando uma quantidade muito maior de dados e conectando o chão de fábrica, para que linhas de produção possam ser reconfiguradas em uma velocidade recorde.

Experiência do usuário e cidades inteligentes

Com viabilidade para impulsionar a economia digital e o custo acessível, já que o 5G é conectado a partir do acesso a sinais aéreos, eliminando a necessidade de suporte técnico para instalação de rede, a nova tecnologia pode oferecer experiências online variadas para os usuários. Como a realização de transações de pagamento em tempo real, a utilização de serviços de carros autônomos e outros recursos a partir da Internet das Coisas, que podem tornar a vida mais fácil e os serviços mais rápidos. Viabilizando o desenvolvimento de cidades inteligentes.

O 5G deve provocar uma mudança significativa nos modelos de conectividade que utilizamos hoje, impulsionando diferentes setores da economia, em especial nos setores industriais, logísticos e de saúde. Com as possibilidades de monitoramento de informações em tempo real e a troca rápida de informações, que ajudará a personalizar com ainda mais detalhes os serviços realizados em cada setor.

Siga as redes sociais da SAP para acompanhar as novidades sobre 5G: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.