>

SAP investe R$ 7 milhões em iniciativa de certificações gratuitas de jovens consultores

 SAP Learning for Employment tem lançamento por meio do programa Minha Chance, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo e o Centro Paula Souza

Agosto de 2020 – A SAP Brasil lança a iniciativa SAP Learning for Employment, oferecendo cursos e certificações gratuitamente para capacitar até 4 mil profissionais em tecnologias estratégicas da SAP até o final de 2023. A iniciativa tem o objetivo de oferecer a oportunidade de uma carreira promissora, impulsionando a contratação de jovens certificados por empresas do ecossistema da SAP, incluindo parceiros e clientes. O público-alvo é formado por estudantes de graduação na área de Tecnologia, do Ensino Médio Profissionalizante e do Ensino Superior, a partir de parcerias com o setor privado, setor público e terceiro setor.

A primeira parceria será por meio do programa Minha Chance, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, que inaugura a iniciativa no Brasil. Foram oferecidas 350 vagas, sob a coordenação do Centro Paula Souza, com aulas online para alunos a partir do 4º semestre dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão de Tecnologia da Informação; Gestão Empresarial; Gestão de Produção Industrial; Gestão Comercial; Logística e Comércio Exterior, lecionados para alunos em 12 unidades da Fatec em cidades do Estado de São Paulo: São Paulo (Ipiranga e Zona Leste), São Caetano do Sul, Barueri, Itu, Indaiatuba, Tatuí, Sorocaba, São José dos Campos, Jaú, Piracicaba e Ribeirão Preto.

A solução SAP Business One será a primeira a ser disponibilizada. Trata-se de um sistema de gestão empresarial e relacionamento com clientes voltado para o segmento de pequenas e médias empresas ou filiais de empresas multinacionais com novas operações no Brasil. São empresas que apresentam crescimento acelerado e necessidade de uma gestão estruturada com normas de governança e conformidade.

O Centro Paula Souza criou um curso com duração de 140 horas, que inclui 80 horas de conteúdo online da SAP em português, supervisionado pelos professores da instituição. O curso “Suporte Básico em Sistemas de Gestão Empresarial” vai oferecer uma formação completa, que inclui um módulo de 20 horas de introdução aos conceitos básicos e utilização da plataforma; outro, de 80 horas, dedicado às atividades funcionais, de suporte e gerenciamento sob o ponto de vista de usuário e de TI. Já o terceiro módulo, de 40 horas, encerra ao preparar os alunos para identificar necessidades ou problemas, definir um projeto e suas hipóteses de desenvolvimento e apresentação de propostas para adoção da solução.

Para garantir a maior empregabilidade dos alunos, a iniciativa contará com subsídio integral do valor da prova de certificação SAP para os estudantes que completarem todas as etapas do curso com êxito, incluindo a apresentação final, de acordo com os critérios do Centro Paula Souza e da SAP. Este é um grande diferencial em relação a outras iniciativas de capacitação profissionalizante.

Ao término do curso e com as certificações conquistadas, a SAP, com apoio de sua área de RH, fará um Speed Recruiting, um hackathon para colocar em contato estes jovens consultores e o grande ecossistema de parceiros. No evento, programado para o início de 2021, as entrevistas e contratações podem acontecer de forma rápida e assertiva em um momento de esperada retomada da economia.

A escolha do conteúdo para esta primeira parceria levou em consideração a alta demanda por consultores certificados e usuários especializados em Business One. Além disso, por ser uma solução global, possibilitará uma jornada de formação dinâmica e que trará uma base sólida para o profissional expandir seu conhecimento em outras soluções verticalizadas e outras plataformas de integração, que suportam a transformação digital de empresas de qualquer porte.

A SAP já tem uma série de iniciativas voltadas para incentivar que mais estudantes se interessem desde cedo pelas disciplinas relacionadas ao universo STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e que inclui atividades de formação com parceiros do terceiro setor e outras lideradas pela própria SAP, em São Paulo e no SAP Labs, em São Leopoldo (RS). “Acreditamos que oferecer a opção de uma promissora carreira em tecnologia trará grandes oportunidades a estes jovens não só pelo potencial de desenvolvimento, mas no impacto positivo no seu entorno também. Existem estudos que indicam que a demanda por mão de obra qualificada só tende a crescer nos próximos anos e que haverá escassez”, destaca Carolina Bastos, vice-presidente de Ecossistemas e Canais da SAP Brasil. “Por mais de 47 anos, e 25 no Brasil, a SAP impulsionou a inovação em nome de nossos clientes para ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas. Esta iniciativa tangibiliza este propósito”, completa.

“O grande objetivo dos cursos desenvolvidos no Minha Chance em parceria com empresas como a SAP é a qualificação para os estudantes com cursos que estejam alinhados com a demanda do setor produtivo e o futuro do mercado de trabalho. Os alunos que concluírem o curso e forem aprovados na prova de certificação contarão com um amplo ecossistema de parceiros e clientes como seus prováveis empregadores”, explica Pedro Brasileiro, consultor do Programa Minha Chance, da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.