SAP Brasil inicia megacampanha de voluntariado em formato virtual

Empresa estabelece meta para que cada um dos mais de 1.100 colaboradores dedique pelo menos uma hora de trabalho para impactar 100 mil pessoas em 10 iniciativas até o fim do ano

A SAP Brasil lançou uma campanha para que todos os seus mais de 1.100 funcionários façam pelo menos uma hora de voluntariado, em formato digital, até o fim do ano. O objetivo é impactar 100 mil vidas em 10 projetos de ONGs que já são parceiras nos projetos de Responsabilidade Social da empresa. A ideia é ir além da tecnologia, já que o projeto aproveita todas as habilidades presentes na companhia, com oportunidades em temas como mentoria de negócios e de futuros profissionais, gestão de fornecedores, marketing, diversidade e inclusão, finanças e muitos outros.

Batizada de SAP PotentiALL 100 por 100, a campanha pretende colocar a SAP Brasil entre as 10 maiores iniciativas de Responsabilidade Social da SAP no mundo. “Globalmente a SAP tem uma forte política de incentivo ao voluntariado e que é seguida pela SAP Brasil com forte engajamento todos os anos. Para 2020, colocamos metas ainda mais ousadas pois entendemos que não só o momento do País exige maior participação das empresas como também acreditamos que cada um precisa fazer a sua parte no uso desta plataforma que tem limites, que é o planeta Terra em que vivemos.”, explica Luciana Coen, diretora de Comunicação e CSR da SAP Brasil.

“Em especial neste momento, quando muitos dos nossos funcionários seguem em isolamento social e trabalhando remotamente, participar de projetos tão inspiradores como estes foi uma necessidade que veio dos colaboradores e contribui para uma sensação de pertencimento e bem estar que vai muito além da vida profissional”, completa Luciana.

Em todas as operações da SAP no mundo, os funcionários podem doar 8 horas anuais de trabalho para apoiar alguma instituição. Nos últimos anos, a empresa vem incentivando que, além da doação de horas, os profissionais se dediquem ao voluntariado baseado em habilidades (skill-based ou pro-bono), que contribui para aprimorar a gestão ou algum processo das instituições apoiadas para ampliar a profissionalização ou responder a um desafio de operação.

Um dos exemplos nesse sentido é o desenvolvimento de um aplicativo para monitoramento e prevenção de incêndios na região de Brumadinho em Minas Gerais. Em parceria com a instituição Brigada Carcará, especializada em combate a incêndios, o objetivo é desenvolver um sistema utilizando geolocalização, e inclui alertas para fluxo de execução, com dedicação de mais de 630 horas de voluntariado até o momento.

Para a Operação Sorriso, uma das maiores organizações médicas voluntárias do País, a SAP doou licença do sistema de gestão para empresas em crescimento SAP Business One e vem implementando com o apoio de parceiros e voluntários da SAP um conjunto de software e hardware para aprimorar a gestão da entidade, controlar estoque de materiais cirúrgicos, organizar as informações das triagens, negociar com hospitais regionais que cedem leitos por alguns dias para realização das cirurgias e organizar os calendários dos novos mutirões.

Outro destaque da edição deste ano é a campanha com a Associação Crescer Sempre, parceira de longa data da SAP e do Instituto FIAP, que oferece Ensino Médio na comunidade de Paraisópolis e tem se destacado pela boa colocação dos alunos no Enem. Com o suporte da área de RH da SAP, um time de estagiários fará uma roda de conversa virtual com os estudantes para falar sobre temas que envolvem o ingresso na faculdade, busca do primeiro estágio e dicas sobre os processos de entrevista e início das atividades no primeiro emprego/estágio.

As demais instituições e atividades são:

Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial – movimento internacional formado por lideranças, empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo. Entre as opções de voluntariado estão: mentoria em Inglês e tecnologia em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares; mentoria para formação de profissionais negros no sistema de gestão para empresas em crescimento SAP Business One; e mentoria para desenvolvimento de um plano profissional para jovens negros com idade entre 16 e 23 anos.

ASID Brasil – rede voltada ao desenvolvimento de instituições para pessoas com deficiência e que, desde 2010, atua unindo empresas, institutos e fundações. É formada por 203 instituições de todo o Brasil. Entre as opções de voluntariado estão: oficinas de gestão para instituições, de capacitação para professores e de inclusão digital para pessoas com deficiência.

Fundação Amazonas Sustentável – fundada em 2008, em Manaus (AM), realiza projetos ambientais, sociais e econômicos para a conservação da Floresta Amazônica. A oportunidade de voluntariado envolve oficinas de design thinking e mentoria para fomentar o desenvolvimento sustentável de negócios na floresta.

Instituto Ayrton Senna – as oportunidades de voluntariado incluem troca de experiências sobre gestão de pessoas, trabalho remoto e práticas de diversidade e inclusão.

Junior Achievement – apoio na edição da Latin Code Week, iniciativa que desenvolve estudantes para o mercado de trabalho por meio da metodologia “aprender-fazendo”. Jovens de16 a 24 anos do ensino público são orientados por profissionais da SAP em uma competição com desenvolvimento de aplicativos. O objetivo é encaminhá-los carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Algoritmo da Vida/Horas da Vida – um time de voluntários trabalha continuamente na melhoria da tecnologia do Algoritmo da Vida (machine learning e análise de dados), que monitora posts no Twitter para prevenção ao suicídio.

Rede Asta – Negócio social que conecta artesãs de todo o Brasil para a produção de soluções criativas e sustentáveis, que geram renda com o reaproveitamento de resíduos – o chamado upcycling. A SAP já tinha uma parceira para compra de máscaras produzidas por uma rede de costureiras e agora inclui um projeto para apoiar as ações de letramento digital básico para contribuir com as vendas online a partir de ferramentas simples como e-mail e whatsapp.