Cibersegurança está no centro das atenções das organizações em 2021

Por: SAP Brasil

Os ataques cibernéticos estão entre as principais preocupações das organizações nos últimos anos, especialmente agora, depois que o número de operações online aumentou por causa da pandemia.

Um dos casos mais recentes é o mega vazamento de dados com informações pessoais de mais de 223 milhões de brasileiros ocorrido no final de janeiro. Criminosos digitais vazaram pacotes de dados de veículos e números de CPF, além de um pacote que contém informações mais completas sobre cidadãos, como escolaridade, número de benefícios do INSS e outros programas sociais, dados sobre renda e pontuação de crédito.

Número de transações digitais cresceu na pandemia e segurança se tornou prioridade

Um balanço realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), mostra que no período de janeiro a setembro de 2020, foram realizadas 16,3 bilhões de transações que correspondem a R$ 306,9 bilhões de compras realizadas à distância. Ainda segundo esses dados, compras online com cartão subiram 49,3% com relação ao mesmo período de 2019.

Com um alto volume de transações em 2020, a história dos dados ganhou um novo capítulo no Brasil quando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passou a vigorar, em setembro. A legislação determina uma série obrigações que empresas devem cumprir, a fim de proteger informações, assegurando a privacidade de consumidores. Todo cidadão tem direito de saber como as empresas pretendem fazer uso de seus dados e isso deve acontecer com seu consentimento.

Segurança cibernética será diferencial

Já deu para notar que muitos motivos colocam a segurança cibernética no centro das atenções das organizações. Além de estar alinhadas com a legislação específica vigente, as empresas precisam mostrar aos seus clientes que têm a capacidade de cuidar com segurança das informações deles. Reforçando sua política de segurança cibernética, mantendo uma relação transparente sobre como fazem uso dos dados obtidos em qualquer transação e investindo em tecnologias que protegem seus sistemas de possíveis invasões.

As organizações podem fortalecer a gestão de governança, utilizando recursos de monitoramento e detecção de ameaças para identificar falhas antes que causem problemas, corrigir violações e manter total controle sobre acessos realizados em diferentes plataformas.

Acesse o site da SAP para conhecer nossas soluções de segurança cibernética.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.