>

Por: SAP Brasil

Passado um ano de pandemia e o período de adaptação de milhões de usuários com o ambiente digital, já podemos notar a mudança no comportamento e perfil. Agora, idosos e pessoas com necessidades especiais também estão entre o público que utiliza os serviços online em sua rotina, o que também significa que as exigências relacionadas à experiência dos usuários em diferentes plataformas estão maiores.

Além do aumento de lojas de varejo online que observamos ao longo de 2020, os usuários brasileiros também buscaram manter o conhecimento em dia, acessando plataformas de ensino à distância. Uma empresa de cursos online lançou um estudo que mostra que o número de matrículas cresceu 425% durante a pandemia, assim como a adesão de empresas e governos às plataformas EAD também cresceu em 80%.

Acessibilidade no topo da lista

Apesar de não existir regras universais sobre experiência do usuário, o crescimento no número de pessoas utilizando serviços digitais mostrou que designers devem estar atentos às necessidades e preferências que mudam constantemente, visando criar soluções que ajudam a manter as pessoas dispostas a direcionar seus recursos para as empresas que oferecem sites e aplicativos mais amigáveis.

As características de novos usuários que chegam de diferentes regiões e com necessidades diversas elevam o grau de exigência para o trabalho dos designers que precisam colocar a experiência do usuário no centro das estratégias para o desenvolvimento de produtos adaptáveis às pessoas com deficiência visual, auditiva, usuários com dislexia e os idosos.

Aprimoramento de recursos para dispositivos móveis

No segundo trimestre de 2020, o tempo mensal em aplicativos móveis cresceu 40%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Ao passar mais de 200 bilhões de horas em seus smartphones, os usuários também elevaram os gastos com aplicativos de jogos e serviços de assinatura; de acordo com os dados da App Annie, foram gastos no primeiro trimestre de 2020 U$17 bilhões com iOS e U$ 10 bilhões com apps para sistema Android.

Com mais pessoas utilizando os recursos a partir dos celulares, o UX Writing passa a fazer parte da comunidade do design e contribui com um padrão de escrita que ajudará a melhorar a experiência do usuário a partir da hierarquização das informações e do uso de palavras-chaves. O trabalho de escrita se torna uma etapa importante no processo de design para que usuários possam ler as informações de forma rápida e objetiva em seus dispositivos móveis. Vale a pena considerar.

Realidade mista

A realidade aumentada (AR) faz parte do cotidiano dos usuários de redes sociais, através dos filtros é possível adicionar elementos virtuais a uma imagem real.  Já a realidade virtual cria cenários digitais em que os usuários podem interagir com as soluções. A necessidade de oferecer experiências imersivas aos usuários está possibilitando que a integração dos dois recursos ofereça soluções inovadoras para áreas de educação, varejo e entretenimento, viabilizando que novos projetos online sejam lançados e proporcionem experiências sensoriais que podem colaborar com a vida prática de consumidores.

O cenário estabelecido no novo normal deve ser ainda mais conectado e teremos usuários cada vez mais exigentes. Desenhar estratégias para atrair essas pessoas requer o investimento em dados e no cruzamento de informações que ajude a entender o que o usuário precisa e, assim, oferecer experiências personalizadas. A combinação dos dados operacionais e de dados sobre experiências oferece um caminho para que a sua empresa entenda os sentimentos do cliente e determine quais abordagens são mais adequadas para que cada usuário possa usar seus serviços.

Quer conhecer mais soluções para aprimorar a experiência do usuário no futuro? A SAP pode ajudar. Conheça nossas soluções.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.