>

Solução vencedora de hackathon interno otimiza armazenamento da Petrobras e tem potencial de economia de 37 milhões de reais por ano. Evento de inovação reuniu Labs das duas empresas

 

Um processo de automação desenvolvido pela Petrobras, com mentoria da SAP, promete otimizar os trâmites de expedição de materiais da empresa, dentro de sua jornada de transformação digital. A solução, originada em uma maratona de inovação da companhia, a Innoweeks Petrobras, tem o potencial de gerar uma economia de até R$ 37 milhões por ano.

 

Nomeada “Expedição Inteligente”, a solução foi desenvolvida durante quatro semanas como parte do hackathon interno, realizado com mentoria de especialistas da SAP Labs Latin America e que reuniu os laboratórios de inovação das duas empresas. Para chegar às soluções dos desafios propostos pela competição, os cinco times participantes percorreram quatro ciclos de desenvolvimento, com a criação de protótipos de baixa fidelidade, protótipo de alta fidelidade, protótipo funcional e arquitetura dos softwares.

 

“A inovação é um dos principais pilares da gestão da Petrobras. Nessa parceria com a SAP, unimos nossos dois laboratórios, o SAP Labs e Corporate Labs, focando em resolver juntos desafios importantes para o desenvolvimento da Petrobras. O resultado comprova que a co-inovação e a colaboração são fundamentais para o processo de transformação digital”, afirma o Chief Digital Transformation Officer (CDO), da Petrobras, Robert Nunes.

.

Para Matheus Souza, CDO do SAP Labs Latin America, a parceria mostra como a tecnologia pode auxiliar nas jornadas de inovação e transformação digital de clientes e parceiros da SAP. “A Petrobras e a SAP uniram seus labs de inovação para auxiliar na resolução de problemas de negócios e estimular o processo criativo”, definiu.

 

A equipe vencedora, formada por profissionais das áreas de Suprimentos, Tecnologia, Logística, Planejamento e Gestão de Estoques, conquistou a primeira colocação nas quatro categorias da competição: Apresentação; Design; Viabilidade Técnica e Inovação. A tecnologia conta com recursos que melhoram a expedição de materiais e otimizam operações de armazenamento, como emissão de remessas e notas fiscais de transporte, separação de materiais, embarque, entre outros. “Com este produto, esperamos aumentar a eficiência do processo de transferência, diminuindo custos com transferências não atendidas ou ineficazes, reduzindo gastos da ordem de 37 milhões por ano”, explica Carlos Malta, membro do time e parte do Centro de Excelência em Robotização e Digitalização da Petrobras.

 

Desafios  

Os cinco desafios propostos no Innoweeks Petrobras foram:

 

  • Criação de chatbot específico para compras diretas prontas para uso com interface SAP. A solução funcionaria como um ‘tradutor’, interpretando os inputs de informações dos usuários e correlacionando-os com critérios da requisição de compras.

 

  • Desenvolvimento de solução que, com base no histórico de consumo de materiais, tempos de ressuprimento e métodos estatísticos, definir e sugerir políticas de reposição de estoque e que atualize seus respectivos parâmetros de ressuprimento baseado em inteligência Artificial.

 

  • Solução de automação e controle do processo que permita que os operadores de armazém (expedição) concentrem suas tarefas apenas nas atividades físicas e de supervisão.

 

  • Aplicação integrada ao SuccessFactors Recruiting que permita, durante um processo de seleção de especialistas, combinar informações do currículo e perguntas do processo seletivo, gerando cálculo de elegibilidade.

 

  • Desenvolvimento de solução integrada para o processo de oferta de vagas em cursos de instituições externas à Petrobras, integrando a oferta do fornecedor com a inscrição no sistema de RH e seus registros.

 

Critérios de avaliação e premiação 

 

Uma banca avaliadora foi responsável pela análise das soluções desenvolvidas no Innoweeks com base nos seguintes fatores:

 

– Melhor Apresentação: exposição e defesa da ideia.

– Melhor Design: Estética e experiência do usuário (UI/UX).

– Melhor Viabilidade:  Valor agregado da ferramenta proposta.

– Melhor Inovação: time mais inovador (votação aberta).