>

Ciência de dados: a importância dos dados para as empresas no cenário atual

Artigo

Por: SAP Brasil

Depois de um ano de mudanças bruscas causadas pela pandemia da Covid-19, as organizações aceleraram as transformações digitais, deslocaram mais operações para a nuvem e moveram grande parte ou o total de seus colaboradores dos escritórios para o regime home office. Por consequência, a forma como as empresas enxergavam o uso dos dados, a Inteligência Artificial e empresarial e os centros de análise de excelência também evoluiu e se modificou desde o ano passado.

A análise de dados para empresas é considerada um processo de grande importância, a coleta e análise desses materiais sobre eventos que já aconteceram auxiliavam na tomada de decisões para o futuro. Porém, em 2020, as organizações já não podiam confiar em suas informações do passado como uma forma de prever o futuro, uma vez que uma situação pandêmica na era digital não apresentava precedentes.

As empresas que foram bem sucedidas durante essa nova realidade utilizaram uma estratégia de análise de dados para projetar melhores produtos, auxiliar nas tomadas de decisões mais rápidas e inovar de maneira mais rápida que seus competidores. Essas companhias não utilizaram os dados de forma teórica, mas encontraram aplicações práticas para os mesmos. Por meio de programas de pesquisa mais abrangentes, o uso dessas informações passou a estar na linha de frente do planejamento e diretamente nos resultados comerciais tangíveis.

Em estudo realizado pela SAP, 86% das empresas globais entrevistadas afirmaram que há mais possibilidades do que podem fazer com seus dados no futuro, entretanto metade também acredita que essas informações são inacessíveis a uma grande variedade de stakeholders ou não podem ser acessadas de forma alguma. Capacitar todos os envolvidos para acessarem e utilizarem esses dados no formato mais conveniente é uma ação importante a ser tomada pelas organizações.

Conheça as soluções SAP que podem auxiliar sua empresa no melhor uso da ciência de dados.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.