SAP e IBM aderem ao programa #workingpositively para combater a descriminação de pessoas com HIV no ambiente profissional

Por: Ezequiel Massa, Head Diversity & Inclusion, SAP Latin America & Caribbean

O que é HIV?

O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um vírus que afeta o sistema imunológico e pode desencadear a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) quando o tratamento adequado não é recebido e as defesas estão enfraquecidas a ponto de não protegerem mais o organismo de infecções. As rotas de transmissão são:

  • Sexo sem proteção;
  • Transmissão sanguínea;
  • Transmissão vertical (de mãe para filho durante a gravidez, parto e lactação).

Por que é importante falar sobre HIV nas organizações?

Muitas pessoas que vivem com HIV ainda enfrentam episódios de discriminação no trabalho, família, grupo de amigos, entre outros. Além de contribuir para uma carga psicológica prejudicial, também pode afetar negativamente seu desempenho e relacionamentos no geral.

Para oferecer o suporte adequado aos que estão passando por este momento, é necessário ter informações. Por esse motivo, a SAP e a IBM aderiram ao programa #workingpositively, projeto que visa disseminar informações sobre métodos de prevenção e tratamento e apoiar os funcionários HIV positivos ou que tenham contato com uma pessoa próxima convivendo com o vírus.

O que é #workingpositively?

A #workingpositively é um programa internacional contra a discriminação de pessoas com HIV no local de trabalho, pelo qual temos o compromisso de promover um tratamento digno e livre de preconceitos. Em 2018, SAP e IBM, em conjunto com a Deutsche Aidshilfe, deram início ao projeto, que teve seu lançamento oficial na Alemanha no ano seguinte. Desde então, mais países aderiram até sua atual chegada na América Latina.

Como foi o lançamento na América Latina?

Na SAP, trabalhamos para que todos se sintam respeitados e valorizados, independentemente de sua origem, sexo, orientação sexual, idade, cor da pele, deficiência ou estado de saúde.  Em parceria com a IBM, moderamos quatro sessões virtuais abertas aos nossos funcionários para discutir o HIV e como preveni-lo, além da importância do teste e o que fazer em caso de diagnóstico positivo. Dessa forma, ao disponibilizar informação para todos, podemos construir uma cultura mais inclusiva e sem tabus.

Lembre-se:

  • Assim como é importante saber as formas como o HIV é transmitido, também é essencial compreender os cenários em que não há risco de contaminação: fazer sexo com preservativo, compartilhar utensílios, beijar ou abraçar, praticar esportes, brincar ou trabalhar no mesmo espaço, etc.
  • Com tratamento adequado, uma pessoa com HIV pode ter uma vida como qualquer outra e até atingir uma carga viral indetectável, o que reduz a zero a possibilidade de transmissão da infecção pela atividade sexual.

Visite o site oficial e conheça os detalhes sobre a campanha.

Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.