>

A SAP prioriza a diversidade, inclusão e a autenticidade, criando um ambiente onde seus funcionários se sintam acolhidos, sem precisar esconder quem são, podendo viver em sua plenitude a oportunidade de serem felizes e, consequentemente, produtivos em seu trabalho.

Com um ambiente inclusivo, o resultado é a melhora do engajamento dos colaboradores, aumento de inovação e mais assertividade ao trabalhar com ampla diversidade de clientes. Saber que o ambiente de trabalho onde se está inserido proporciona segurança psicológica e respeito às diferenças, contribui para a existência de times inovadores e com ótimos resultados.

Pesquisa realizada pela McKinsey & Company apontou que 21% das empresas com diversidade de gênero em cargos executivos têm maiores chances de obter lucratividade acima da média. Além disso, as organizações onde diversidade étnica e cultural estão presentes, 33% apresentam performance superior as demais.

Neste mês de junho, a SAP celebrou 20 anos da criação da Pride@SAP, rede com enfoque no apoio da comunidade LGBTQIA+, presente em diversos países do mundo e com aproximadamente 20% dos colaboradores da América Latina e Caribe.

Seu principal objetivo é garantir que os colaboradores possam ser autênticos e gerar a inclusão dentro e fora do ambiente de trabalho. Para atingir esse objetivo, o grupo cria diversas iniciativas internas e externas que visam atrair talentos pertencentes a estas populações e também ajudar a comunidade e o país a se desenvolverem no tópico e diminuir o preconceito.

Algumas das conquistas e atividades realizadas pela rede Pride@SAP Brasil:

Este ano, as iniciativas da empresa continuam acontecendo. Pode-se destacar aqui os eventos que proporcionaram trocas de conhecimentos para o Dia Internacional da Visibilidade Trans com Maite Schneider e Noah Scheffel e o Dia Internacional contra LGBTFOBIA com a professora Edith Modesto.

Para o Pride Month 2021, algumas ações que ocorreram:

  1. Apresentação: O mundo mudou, e agora? Sobre as mudanças da humanidade em especial dentro da comunidade LGBTQIA+;
  2. Workshop Privilege for Sale: conscientização dos nossos privilégios perante a sociedade;
  3. Atos sutis de exclusão: workshop sobre vieses inconscientes;
  4. Terminologia LGBTQIA+: conceitos e explicações sobre a terminologia;
  5. Evento: Dia do Aliado: Painel com executivas da SAP e Sponsors das ENGs contando a importância de ser um aliado das causas de diversidade;
  6. Teatro Virtual: Lola, a Pioneira – com Alexia Twister, famosa Drag Queen;
  7. InfoCards nas redes sociais contando a importância do mês do orgulho
  8. Feira de Empreendedores LA: exposição de empreendimentos organizados por pessoas LGBT+;
  9. Voluntariado de mentoria na EducaTRANSforma;
  10. Apoio à Feira Divers/a – maior feira da América Latina que conecta pessoas LGBT+ com empresas que apoiam a diversidade;
  11. Episódio do “Pride in a Minute” contando a importância do mês com participação de Cristina Palmaka, CEO da SAP América Latina e Caribe;
  12. Podcast com Vitor Martins com reflexões sobre gênero.

Além de todas as iniciativas e reconhecimentos alcançados pela rede Pride@SAP Brasil, houve também a criação da Cartilha da Diversidade LGBTQIA+, que tem objetivo de orientar e ajudar  os colaboradores da empresa a respeitar a individualidade de cada um e reforçar o compromisso da SAP com a diversidade e  inclusão, principalmente no que tange ao universo da comunidade LGBTQIA+. O lançamento da cartilha contou com a presença da Drag Queen Mama Darling e a presidente da SAP Brasil, Adriana Aroulho.

Para a SAP, como instituição empresarial que possui forte impacto no mercado e na sociedade, a rede de funcionários Pride@SAP é motivo de orgulho. O reconhecimento dos colaboradores é o combustível para que possamos seguir com iniciativas que honrem e reconheçam o direito pessoal de poder ser quem quiser ser. Confira alguns depoimentos:

“Fazer parte do Pride@SAP pra mim é ter a oportunidade de fazer a diferença no meio em que eu convivo, poder levar conhecimento e combater o preconceito de forma ativa, além de fazer parte da criação de um ambiente seguro para todas as pessoas LGBTQIA+ dentro da empresa, pra mim isso é muito importante. Sem mencionar tudo que pude desenvolver pessoalmente e aprimorar habilidades interpessoais, técnicas, de liderança e expandir minha rede de contatos. No Pride@SAP criamos uma família.” Eliana Oliveira, Líder Pride@SAP São Paulo

“Integrar o time do Pride@SAP é muito satisfatório, pois está ligado ao meu propósito pessoal de fomentar a Diversidade, Equidade e Inclusão na sociedade. É um processo de evolução constante não só para a SAP, mas também pessoalmente, em que aprendo cada dia mais sobre a comunidade LGBTQIA+ e sobre a beleza do ser diverso.” Vanessa Machado, Voluntária do Pride@SAP

“O Pride@SAP para mim significa muito mais que apenas um grupo de afinidade, aqui é possível se desenvolver muito, passando conhecimento e acima de tudo captando. Todos os dias aprendo algo novo, e busco disseminar isso dentro dos meus outros círculos, pois o conhecimento é a melhor forma de fazer com que as pessoas reflitam, e tenham mais empatia e respeito por situações das quais não façam parte diretamente, ou nunca tenham vivenciado. O grupo me proporcionou um network bem diversificado, com encontros improváveis, porém tão grandiosos e enriquecedores que não há como mensurar.” Diego Silva, Líder Pride@SAP Rio de Janeiro

Para saber mais sobre o posicionamento da SAP, acesse nosso site.

Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.