>

Estratégia multicloud: flexibilidade e novas possibilidades para os líderes de TI

Artigo

Por: SAP Brasil

A implementação de soluções em nuvem vem crescendo mais rápido desde o ano passado do que o mensurado em 2019, apesar do cenário econômico atual ser repleto de incertezas. As razões que podem ser apontadas para tal fato são: aumento de demanda diferenciada impulsionada pelo Covid-19, as medidas de distanciamento social e o home office como modelo de trabalho adotado durante a pandemia.

Dentro desse cenário de crescimento das soluções em nuvem, pode-se destacar o modelo de estratégia multicloud. Este consiste na adoção de mais de um provedor na nuvem, muitas vezes incluindo nuvem on-premises, realizada por organizações para ter a flexibilidade de escolher o que melhor se encaixa para diferentes projetos, serviços e cargas de trabalho.

Segundo relatório realizado pela IDC em 2020, mais de 90% das empresas globais passarão a contar com soluções multicould até 2022, por conta de todas as novas possibilidades e flexibilidade que a adoção dessa estratégia oferece, além do investimento ser visto também como uma forma de reduzir custos futuros, aumentar eficiência operacional e maior aproveitamento dos recursos oferecidos.

Dentre importantes oportunidades que podem ser oferecidas pelo uso da multicloud, a Forbes, em seu artigo “Multicloud: 6 Razões pelas quais os negócios estão prestando atenção”, destacou o uso dessa estratégia para auxiliar com questões de governança de dados e ambientes regulatórios, onde a adoção de mais de uma solução na nuvem pode auxiliar quando abrange-se questões de regulamentações governamentais variantes de acordo com a geografia.

O gerenciamento de riscos operacionais e riscos gerais também são apontados, uma vez que se apoiar em somente um provedor na nuvem pode causar riscos operacionais e até mesmo não atingir todas as necessidades de uma empresa, dependendo do tamanho da mesma. Além disso, utilizar o multicloud pode trazer alavancagem nos negócios de empresas que oferecem uma variedade de produtos diferenciados, por conta do conjunto de fornecimentos em nuvem.

Saiba mais sobre as soluções em nuvem da SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.