>
  • Durante o evento, foram apresentados a nova rede de negócios SAP Business Network, pacotes voltados à transformação digital para setores específicos e soluções para capacitar clientes
  • As empresas da América Latina, por suas características e demandas, podem usar essas novidades para melhorar sua competitividade e sua reputação e se tornar mais responsável nesses tempos de grandes desafios

 MIAMI, Estados Unidos – Vivemos o ano mais conturbado da história recente: foram tantas e tão profundas mudanças que podemos dizer que estamos diante de um mundo novo mais interconectado, mas também mais incerto, no qual pessoas e organizações perseguem o propósito de superar os desafios que o planeta nos coloca, cuidar com responsabilidade dos recursos escassos e apostar na melhor qualidade de vida para todos. Durante sua apresentação no SAPPHIRE NOW 2021, principal evento anual da SAP realizado on-line com a presença de 100 mil pessoas, Christian Klein, CEO da SAP, destacou que, nesse contexto, as empresas não têm alternativa a não ser se tornarem mais resilientes, sustentáveis ​​e inteligentes.

Os principais anúncios da primeira semana do evento apontaram justamente nessa direção. Durante a pandemia, ficou claro que empresas mais resilientes foram aquelas que embarcaram em um verdadeiro caminho de transformação digital, indo além da migração parcial dos processos para a nuvem ou da incorporação de tecnologias às pressas. Klein expressou que uma verdadeira empresa inteligente é aquela que deixa para trás os modelos tradicionais de negócios e muda radicalmente a operação da organização, contando com processos de negócios integrados, digitalizados e ágeis.

Um exemplo perfeito de empresa inteligente é a Alpargatas, empresa brasileira de grandes marcas, conhecida mundialmente por seus famosos chinelos Havaianas, que compartilhou sua história de transformação durante o SAPPHIRE NOW. Roberto Furnari, CEO da empresa, disse que se viu diante de três grandes tendências: consumidores que querem contar cada vez com comodidade, que buscam uma relação on-line mais humanizada com as marcas e que são cada vez mais responsáveis. “Nessa nova realidade, a tecnologia está no centro dos nossos negócios: é ela o que nos permite, por meio de análises, compreender melhor nossos clientes e lhes proporcionar uma experiência única, integrar nossa cadeia de suprimentos para garantir maior eficiência, e avançar no nosso plano de sustentabilidade, o que implica fabricar produtos com componentes mais recicláveis, aperfeiçoar processos de manufatura e a cadeia de suprimentos, ser mais diversificado e estar mais conectado com nossa comunidade”, acrescentou o executivo.

 

Entre os anúncios mais relevantes realizados no SAPPHIRE NOW está o pacote de transformação RISE with SAP para setores específicos: varejista, produtos de consumo, automotivo, serviços públicos e maquinário industrial. Segundo Cristina Palmaka, presidente da SAP para América Latina e Caribe, “este é um anúncio fundamental. A oferta é a chave para fazer a transformação avançar com orçamentos controlados e dando passos decisivos, ágeis e com resultados mensuráveis. O pacote reúne o melhor dos 50 anos de experiência vertical da SAP e o melhor de nosso ecossistema de parceiros com o objetivo de fornecer soluções de nuvem específicas como serviço”.

Também foi apresentado no evento um portfólio de soluções voltados à sustentabilidade, abrangendo desde o design de produtos e visibilidade da estratégia até o rastreamento dos impactos sustentáveis ​​ao longo do ciclo de vida dos produtos. A sustentabilidade deixou de ser um conceito opcional para se tornar uma questão impreterível para as empresas em todo o mundo e muito relevante para a sociedade corporativa na América Latina. E isso que diz o estudo Sustentabilidade na Agenda dos Líderes da América Latina, destacando que 45% dos executivos seniores de médias e grandes empresas na Argentina, Brasil, Colômbia e México já possuem uma estratégia de sustentabilidade em suas organizações e que 22% afirmaram já estar trabalhando nesse sentido.

“O objetivo declarado da SAP é tornar a proteção climática mensurável, a diversidade e a inclusão visíveis, com responsabilidade, ética e transparência. É nosso compromisso permitir que todas as empresas latino-americanas possam embarcar nesse caminho empolgante para os negócios do futuro”, destaca Cristina Palmaka.

De outro lado, a apresentação do SAP Business Network, rede de negócios que reúne Ariba Network, SAP Logistic Business Network e SAP Asset Intelligence Network, incentiva as empresas a formarem comunidades de negócios nas quais seus membros e cadeias de suprimentos possam se conectar facilmente, tudo com a máxima transparência e rastreabilidade absoluta. Entre as lições que a pandemia da COVID-19 nos deixou, destaca-se a importância de contar com uma cadeia de suprimentos eficiente, digital e interconectada para garantir a continuidade dos negócios e o fornecimento de mercadorias.

Remodelado para os tempos atuais, o SAPPHIRE NOW durará várias semanas e terá diferentes programas para cada região do mundo. Para participar das sessões dedicadas à América Latina, procure mais informações aqui.