>

Realidade virtual e experiência aumentada: insights para o futuro das tecnologias no cotidiano

Artigo

Atualmente, levando em consideração o distanciamento social requerido durante a pandemia, uma das melhores formas das pessoas se comunicarem é por meio do digital. Porém, nos próximos anos, essa forma de conexão poderá fazer com que elas sintam estar até no mesmo ambiente. A realidade virtual e a experiência aumentada são o futuro.

Ainda não é possível afirmar como a experiência aumentada e a realidade virtual afetarão nosso futuro e como iremos experimentar seu desenvolvimento, mas, com o avanço rápido da tecnologia, alguns recursos e impactos podem ser esperados.

Segundo artigo da Forbes, alguns dos principais avanços dessa tecnologia estão diretamente ligados aos aparelhos móveis. As novas gerações de iPhones e iPads já estão equipados com tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging), e é razoável aguardar que outros smartphones sigam a mesma tendência. A tecnologia LiDAR é usada essencialmente para criação de mapas 3D de seus arredores, o que pode trazer grandes avanços para a experiência aumentada.

Outro dispositivo que sofrerá transformações rápidas quando o foco é realidade virtual é o headset. A pesquisa realizada pela Forbes indica que, futuramente, eles serão menores, mais leves e incorporarão mais características. A detecção das mãos e o rastreamento dos olhos são dois exemplos proeminentes da tecnologia que será cada vez mais incorporada aos headsets. O uso deste aparelho é indicado em artigo do Facebook, “Como a realidade virtual e a realidade aumentada estão transformando os vídeos”, como responsáveis por garantir um ambiente completamente imersivo de 360 graus, e as novas tecnologias previstas poderão reduzir o atraso e diminuir o risco de náusea para quem o utiliza.

Para além de acessórios e aparelhos externos, a realidade virtual e experiência aumentada também poderão ser vistas em tecnologias que começam a se integrar mais imperceptivelmente com o corpo humano, como por exemplo a possibilidade de lentes de contato com o uso dessas tecnologias, deixando os óculos que possuem a mesma funcionalidade, futuramente, obsoletos. Segundo entrevista para o G1, Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, afirmou ver nessas tecnologias um futuro extraordinário em 5 ou 10 anos, tornando-se também uma nova onda econômica com oportunidades para todas as pessoas do mundo.

Esteja por dentro das novidades tecnológicas e conheça as soluções SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.