>

Iniciativa Pro Bono para Equidade Econômica oferece consultoria individualizada conforme a necessidade de cada um dos negócios selecionados

A SAP Brasil inicia em agosto a primeira turma do programa Pro Bono para Equidade Econômica criado globalmente pela empresa para fomentar negócios liderados por pessoas negras, através de consultorias especializadas de acordo com as necessidades específicas de cada uma das 10 empresas que serão selecionadas. Cada negócio selecionado receberá uma equipe de 2 a 3 funcionários da SAP da América Latina e Portugal, cada um dos quais dedicará até 80 horas ao projeto ao longo de 6 semanas.

A iniciativa, realizada em parceria com a PYXERA Global, visa o desenvolvimento de competências e aprimoramento do modelo de gestão e atuação. O programa, que visa apoiar movimentos de justiça social e racial, teve seu piloto nos Estados Unidos em 2020, e este ano está sendo expandido para a África do Sul, Reino Unido e Brasil.

Por meio da iniciativa, a SAP oferecerá as habilidades, o talento e a experiência de seus funcionários gratuitamente, de forma virtual para negócios liderados por pessoas negras em um momento em que recomendações substanciais e consultoria em negócios de profissionais experientes pode ter um grande impacto no futuro dessas empresas e das comunidades que atendem.

A cobertura da iniciativa será adaptada para cada empresa e dará foco nos aspectos que forem mais relevantes para o momento de cada negócio, trazendo recomendações por exemplo, sobre como simplificar e melhorar eficiência operacional; atender as necessidades dos clientes mediante o cenário atual; crescer ou expandir seus negócios; adaptar operações ou serviços para formatos virtuais; construir resiliência em face de circunstâncias difíceis, etc.

“Para os funcionários da SAP comprometidos com o voluntariado skill-based é uma oportunidade de contribuir para a equidade racial na economia. Parte do DNA da SAP, está comprovado que a inovação exige diversidade de pensamentos e de vivências e por isso estamos antenados com as oportunidades e focados não apensas nos skills técnicos, mas também nos soft skills para transformação de empresas em negócios sustentáveis” explica Luciana Coen, diretora de comunicação e CSR da SAP Brasil.

Apesar de customizado para cada empresa, o programa deve cobrir disciplinas como estratégia e planejamento, design thinking, recursos humanos, contabilidade e finanças, marketing e relações públicas, análise e gestão de dados, entre outros. As equipes de apoio da SAP serão formadas a partir de várias disciplinas e experiências que trarão uma perspectiva multifacetada aos negócios selecionados.

As empresas interessadas em participar devem acessar o regulamento no site https://www.pyxeraglobal.org/equidade-economica-brasil/ e realizar a inscrição até o dia 16 de julho.