>

Por que a abrangência da tecnologia é importante para o sucesso de uma plataforma de tecnologia de negócios

Por: Dan Lahl, SAP Vice President of Product Marketing 

Os gregos antigos acreditavam que tudo que é visível é criado a partir de quatro elementos essenciais: terra, água, fogo e ar. Diferentes formas de matéria se comportam de maneiras distintas porque têm proporções variáveis de cada componente, mas, em última análise, todos os quatro elementos estão presentes.  De acordo com o filósofo Empédocles, toda a natureza do universo físico visível é criada pela combinação e mistura desses elementos primordiais.

O mesmo princípio pode ser aplicado a uma plataforma de tecnologia de negócios. A maioria das empresas prefere a flexibilidade da adoção de várias tecnologias a partir de um único conjunto de soluções de gerenciamento de dados e banco de dados, recursos de desenvolvimento e integração de aplicativos, ferramentas analíticas e tecnologias inteligentes. No entanto, também é essencial que as empresas representem todas as categorias na própria estrutura de TI, e não somente uma ou duas.  Toda empresa dispõe das quatro áreas trabalhando juntas, criando assim uma sinergia de automação e transformação que é inviável quando os componentes são personalizados e não interoperáveis.

Os quatro elementos de uma plataforma de tecnologia de negócios

O design do SAP Business Technology Platform é um ótimo exemplo. Todos os quatro elementos da plataforma se juntam em uma base central para alcançar resultados resilientes e consistentes e dar suporte à inovação empresarial contínua e à evolução dos processos. Mas quando falta um deles, o resultado esperado da automação ágil e da transformação digital é colocado em risco. Assim como Empédocles, devemos pensar sobre esses quatro elementos essenciais da plataforma trabalhando juntos de forma holística.

1. Gestão de dados e banco de dados (“Terra”)      

Assim como a terra serve como base para o crescimento, o banco de dados e as soluções de gerenciamento de dados fornecem terreno fértil para uma Empresa Inteligente. Nesse portfólio, a gestão, a governança e a integração de dados de uma empresa por meio de um conjunto central de soluções de dados estratégicos impulsionam a organização a tomar decisões inteligentes e seguras.

No SAP Business Technology Platform, o banco de dados e o gerenciamento de dados podem ser compatíveis com uma ou mais soluções que abrangem:

2. Desenvolvimento e integração de aplicativos (“Água”)   

Assim como a água, o desenvolvimento e a integração de aplicações auxiliam implementações, integrações e extensões de aplicativos a fluir como um rio por meio da abertura, da flexibilidade, da adaptabilidade e da conexão. Todos esses aspectos permitem que as organizações criem aplicativos inteligentes em escala, o que é essencial para modernizar os processos comerciais e atender melhor os clientes.

O desenvolvimento e a integração de aplicativos são viabilizados no SAP Business Technology Platform com soluções para:

  • Integração: conecte pessoas, processos, dados e dispositivos perfeitamente em toda a empresa, unindo aplicativos on premise e na nuvem.
  • Extensões empresariais: simplifique o desenvolvimento de extensões de aplicativos, otimize processos de negócios e amplie o valor empresarial com um ecossistema aberto de TI.

3. Funções analíticas (“Ar”)   

O ar é, talvez, uma das bases mais extraordinárias para a vida.  Tanto é que os antigos hebreus e gregos criaram onomatopeias para “Ar” (quase é possível ouvir o som da palavra quando você a lê).   Assim como o corpo humano requer ar de boa qualidade para respirar e sobreviver, os negócios contam com as análises confiáveis dos dados para operar, crescer e evoluir. Com soluções analíticas, os tomadores de decisão de todas as funções e expertises podem acessar informações com facilidade e descobrir insights para tomar decisões precisas e seguras que ajudam a empresa a prosperar ao longo do tempo.

As soluções analíticas do SAP Business Technology Platform se baseiam em recursos, como:

  • Business Intelligence: elimine suposições, monitore as principais métricas e coloque informações úteis à disposição do usuário com acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana a ferramentas de inteligência e análise de dados.
  • Planejamento empresarial colaborativo: melhore o alinhamento do planejamento, a tomada de decisões e o desempenho dos negócios, conectando pessoas e processos em toda a empresa.
  • Data Warehouse: obtenha acesso rápido aos dados para viabilizar a tomada de decisões baseada em dados em tempo real.

4. Tecnologias inteligentes (“Fogo”)    

Na natureza, o fogo representa energia, transformação, evolução e paixão, e o fogo por trás do SAP Business Technology Platform está nas tecnologias inteligentes. Assim como os portfólios, conforme mencionado anteriormente, o uso de tecnologias inteligentes da SAP é uma parte essencial do SAP Business Technology Platform. Elas ajudam a estimular a inovação em todas as áreas da empresa e a resolver desafios complexos em uma velocidade incrível.  De uma maneira bastante real, elas iluminam o negócio!

As tecnologias inteligentes disponíveis por meio do SAP Business Technology Platform incluem:

  • Inteligência Artificial: tome decisões seguras automatizando tarefas repetitivas e proporcionando uma experiência humana com insights digitais em toda a empresa.
  • Internet das Coisas: conecte ativos, pessoas e processos com insights em tempo real melhorando a inovação com inteligência baseada em dados de máquinas, produtos, cadeias de suprimentos, clientes e parceiros.
  • Blockchain: conquiste a confiança e aumente a eficiência para simplificar processos de negócios complexos e divididos em muitas partes.
  • Automação do processo robótico: automatize processos manuais repetitivos criando, programando, gerenciando e monitorando bots inteligentes.

O poder dos dados é amplificado ao máximo com uma plataforma completa

Assim como a terra, a água, o ar e o fogo são elementos essenciais de tudo aquilo que é visível, todas as categorias de uma plataforma de tecnologia de negócios também são essenciais para que as empresas sobrevivam e prosperem. Os recursos dos portfólios de gerenciamento e banco de dados, desenvolvimento e integração de aplicativos, funções analíticas e tecnologias inteligentes devem estar disponíveis na plataforma para a tomada de decisões rápida, ousada e segura e com integridade. Caso contrário, se um elemento estiver ausente, a verdadeira promessa de inteligência orientada por dados nunca se concretizará totalmente.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark