>

Como os atletas de alta performance utilizam a tecnologia a seu favor

Artigo

A transformação digital chegou ao mundo esportivo. As tecnologias inteligentes já estão sendo utilizadas para melhorar o desempenho de atletas em diferentes modalidades esportivas.

Além de permitir que os atletas alcancem altos níveis de produtividade, a inovação está proporcionando o conforto e a segurança necessária para que esportistas possam superar os seus limites. De que forma? Integrando informações de performance e desempenho dos competidores para, a partir daí, trabalhar em estratégias de treinos direcionados para a necessidade de cada um.

Seja no futebol, na natação, esgrima ou atletismo, a tecnologia chegou para ficar. Confira sua atuação no mundo dos esportes:

Banco de dados

A captação e a análise de dados proporcionada por tecnologias como Inteligência Artificial e Big Data fornece à equipe de desempenho insights importantes para a tomada de decisões, sejam elas no âmbito físico, biológico ou mental. Com essas informações, a equipe técnica consegue elaborar treinos específicos, que respeitem os limites e extraiam o melhor de cada esportista, além de proporcionar a melhoria do condicionamento muscular, prevenindo lesões.

Tecnologias para vestir

Roupas dry-fit ou com recursos high tech presentes em camisetas, calças, bermudas, jaquetas, meias, tênis e chuteiras fornecem dados valiosos capazes de elevar a performance dos atletas. Nas roupas, tecidos mais leves, duráveis e confortáveis são acompanhadas de tecnologias inteligentes que captam dados corporais e os transmitem para celulares. Calçados inovadores proporcionam uma pisada mais macia e alto poder de absorção de impactos. No âmbito dos acessórios, raquetes, bolas de futebol e relógios inteligentes já se beneficiam da nanotecnologia, que capta dados em tempo real que os ajudam a identificar níveis de desempenho e pontos de melhoria.

Biotecnologia e neurociência

As duas áreas da ciência atuam diretamente na performance física e cognitiva dos desportistas. A neurociência, quando unida à realidade virtual, é capaz de contribuir com informações como tempo de reação, nível de atenção, controle da impulsividade, uso da visão periférica e tomada de decisões. Também é possível realizar estímulos neurais por meio de ondas magnéticas, que auxiliam na capacidade de aprendizado do cérebro e otimizam o desenvolvimento de novas habilidades.

Mapeamento genético

Os benefícios da investigação via DNA são inúmeros. A técnica fornece informações sobre força, resistência e capacidade de recuperação diante de lesões. A partir disso, é possível elaborar dietas personalizadas pensadas para diferentes objetivos.

Células-tronco

A recuperação de lesões é um dos principais ganhos proporcionados pelo uso de células-tronco, pois possuem alto poder de renovação. Retiradas do sangue dos esportistas, elas são reaplicadas na área lesionada para acelerar o processo de recuperação.

Com o auxílio da tecnologia, países, equipes, treinadores e atletas estão elevando os níveis das competições mundiais. E é só o começo! O rápido avanço da transformação digital reserva um mundo repleto de possibilidades.

Conheça as soluções da SAP para o setor esportivo e saiba como estamos contribuindo para o futuro das performances em alto nível.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / YouTube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.