>

Nova solução da empresa considera todo o ciclo de vida e o impacto ambiental de produtos e em todas as etapas da cadeia de suprimentos

A SAP SE (NYSE: SAP) anunciou a disponibilidade do SAP Product Footprint Management que permite calcular a pegada de carbono de seus produtos por toda a cadeia de valor. A solução considera todo o ciclo de vida, ajudando as empresas a divulgar aos órgãos reguladores o impacto ambiental gerado por seus produtos, o que também possibilita que elas os tornem mais sustentáveis.

O SAP Product Footprint Management faz parte de um novo portfólio de aplicações de negócios voltadas especificamente para sustentabilidade, que garantem transparência e capacidade de medição por toda a cadeia de suprimentos e ajudam as empresas a avançar na direção da redução de emissões de carbono e de operações mais sustentáveis.

Ao integrar dados de todas as soluções que governam processos de produção a dados relevantes provenientes de aplicações de negócios, como SAP S/4HANA, a solução SAP Product Footprint Management pode calcular o impacto ambiental de vários cenários. Por exemplo, uma empresa fabricante de biscoitos pode escolher a origem do chocolate com base no custo da matéria-prima e na pegada de carbono.

Marcele Andrade, Head of Innovation Center of Excellence da SAP Brasil, analisa que o lançamento do SAP Product Footprint vem ao encontro das demais iniciativas que reforçam o poder habilitador da tecnologia a partir de dados gerados em sistemas. “Recentemente, mapeamos como 23 soluções SAP tem o potencial de serem utilizadas para levantar, analisar e medir 90 indicadores essenciais de desempenho econômico, ambiental e social propostos pela Global Reporting Initiative (GRI)”, explica.

“A partir dos dados gerados, os sistemas têm o potencial de consolidar informações sobre todas as etapas de processos – dos administrativos aos operacionais –, de forma a contribuir para a adaptação das companhias a mudanças de regulamentação, consumo de energia, gestão de resíduos, políticas de responsabilidade de produtores, entre outros pontos cada vez mais urgentes em uma economia pautada pela sustentabilidade”, completa Marcele.

A abordagem da SAP baseada em dados permite incorporar dados de sustentabilidade de forma abrangente e gerar insights práticos em toda a cadeia de valor para que as empresas possam fazer a transição para processos de negócios com baixa emissões de carbono. Com essa abordagem, a SAP ajuda a identificar de forma proativa os impactos ambientais já no início do ciclo de vida dos produtos, e não reativamente após a produção.

Além disso, o SAP Product Footprint Management não apresenta apenas maneiras para reduzir as emissões de carbono nas cadeias de valor, mas também permite a troca de dados com clientes, fornecedores e parceiros de negócios, assegurando transparência sobre emissões de escopo 1, escopo 2 e escopo 3.

O SAP Product Footprint Management, solução nativa para nuvem baseada na SAP Business Technology Platform, foi projetado para medir e relatar emissões de gases de efeito estufa. Regulamentações governamentais propostas para combater os efeitos nocivos das mudanças climáticas podem custar às empresas até US$120 bilhões. Uma pesquisa recente do IDC mostrou que a associação entre indicações financeiras e ambientais em relatórios financeiros, bem como a redução das emissões de carbono, são os principais tópicos para os tomadores de decisão de TI*.

Compromisso da SAP com sustentabilidade

A SAP tem liderado pelo exemplo de práticas de negócios sustentáveis há mais de uma década. Além de ser nomeada líder na indústria de software pelos Índices de Sustentabilidade do Dow Jones (DJSI) por 14 anos consecutivos, a participação da SAP na Value Balancing Alliance e o SAP Integrated Report ilustram o compromisso da empresa com a integração dos desempenhos econômico, ambiental e social para orientar as decisões de negócios.

A sustentabilidade na agenda dos líderes latino-americanos

As empresas latino-americanas também têm um interesse notável na sustentabilidade. Isso ficou claro em um estudo recente patrocinado pela SAP com executivos seniores de médias e grandes empresas da Argentina, Brasil, Colômbia e México. O trabalho, intitulado “Sustentabilidade na Agenda dos Líderes Latino-Americanos”, revelou que 45% afirmaram já ter uma estratégia de sustentabilidade e que 22% estão trabalhando em uma. Entre as conclusões mais destacadas está que as mudanças climáticas estão entre as quatro prioridades das empresas da região (48%).

*IDC, The Increasing Importance of ESG Principles for Enterprises, Doc # EUR147475621, February 2021.