>

O Metaverso se torna possível graças a tecnologias como a Internet, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada.

Certamente você deve ter ouvido falar de “Metaverso”. O tema ganhou destaque nos veículos de informação e promete ser um novo marco tecnológico, para muitos o início da web 3.0, uma nova era para uma internet mais imersiva e aberta. O termo se refere a um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais.

Apesar de o conceito não ser algo novo (você certamente já viu algo semelhante em filmes de ficção científica antes dos anos 2000), a possibilidade do Metaverso se tornar real e popular ganhou força no final de 2021 com o anúncio de Mark Zuckerberg de que o Facebook mudaria seu nome para Meta, e que o foco da companhia agora seria o mercado de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA).

Mas como ele funciona?

O Metaverso é como um espaço coletivo e virtual compartilhado, no qual pessoas, de todos os lugares do mundo, poderão acessar usando óculos especiais e outros equipamentos. É como se você fosse sugado para dentro de um jogo de computador, literalmente.

Essa interação se torna possível com a junção de diferentes tecnologias como a Internet, a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA). Ou seja, ao colocar óculos de RV, fones de ouvido e roupas com sensores, esses equipamentos serão capazes de reproduzir sensorialmente um mundo virtual online. Nesse mundo, você será um avatar holográfico 3D e, graças a esses recursos, poderá ver, ouvir e até sentir o que se passa nesse universo.

Apesar de não ser um projeto de curto prazo, muitos estudiosos e especialistas de diferentes setores já conseguem vislumbrar possibilidades incríveis de utilização do Metaverso:

Trabalho: reuniões remotas mais interativas e com avatares.

Educação: experiências de aprendizado imersivas.

Saúde: ambiente seguro para testes e aprendizado.

Entretenimento: experiências como shows, esportes e videogames.

Empresas já estão se movimentando a respeito desse novo universo. Em janeiro de 2022, a Disney obteve a aprovação de uma patente para criar atrações interativas personalizadas em seus parques temáticos. A tecnologia funcionaria rastreando visitantes, gerando e projetando efeitos 3D personalizados.

Também já temos a primeira casa, a Meta Residence, colocada à venda no Metaverso. O projeto inclui uma casa no mundo real, que deve ser concluída em Miami no quarto trimestre de 2022, e uma versão virtual no Metaverso.

Mesmo parecendo uma realidade um pouco distante, o Metaverso já está trazendo transformações para o “mundo real”. O que você acha que podemos esperar para os próximos anos? Descubra como a tecnologia SAP pode contribuir.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.