>

Cadeias de suprimentos sustentáveis e inteligentes moldarão o futuro das indústrias

Artigo

Conheça as cadeias de suprimentos hiperconectadas e sustentáveis do futuro.

Durante a pandemia, as indústrias precisaram se transformar com rapidez para atender as mudanças sociais e econômicas geradas por novos comportamentos e tendências. Todos os departamentos de uma empresa tiveram que repensar e agir rapidamente para se adaptar. Ficou muito claro: sem tecnologia, as empresas perdem resiliência e vantagem competitiva.

O gerenciamento das cadeias de suprimentos de todo o mundo passou por fortes mudanças. Transformação digital não é mais um diferencial, é mandatório para todas as organizações sobreviverem. Entra em cena as cadeias de suprimentos sustentáveis e inteligentes que moldarão o futuro das indústrias! Conheça suas características:

Fornecedores

Tudo começa com a escolha da sua rede de fornecedores. Para isso, a empresa precisa desenhar um processo de qualificação com a coleta de documentos chave. É importante que as empresas fornecedoras estejam em conformidade com as diretrizes sociais e de sustentabilidade de fatores ESG (Environmental, Social, and Governance).

Após aprovação, os dados detalhados dos fornecedores são integrados com os dados de produção. Essa integração permite analisar em tempo real o uso de matéria prima, realizando automaticamente as previsões para novas compras.

Logística sustentável

O estoque está contando com a ajuda de robôs. Eles separam, embalam e endereçam os produtos. Com mais agilidade, a empresa ganha em tempo de entrega. Com essa ajuda cibernética, é possível reduzir o desperdício de embalagens e erros de endereço, evitando custos desnecessários com o reenvio de produtos.

O gerenciamento de frotas é essencial para diminuir a poluição do meio ambiente. É preciso criar processos para realizar a manutenção periódica de caminhões e veículos de entregas.

Faça a gestão de resíduos gerados em toda a cadeia de suprimentos. O que pode ser reutilizado? O que pode ser reciclado? Conte com cooperativas que oferecem como serviço uma nova alternativa para esses resíduos.

Uma cadeia de suprimentos sustentável e inteligente é transparente. Conte com soluções tecnológicas disruptivas para monitorar todos os processos e gerar dados analíticos e preditivos. Não gerencie as cegas, tome decisões assertivas! Conheça as soluções da SAP para Supply Chain.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.