A Inteligência Artificial como aliada das empresas na experiência do cliente

Na Era Digital, uma estratégia baseada em Inteligência Artificial é capaz de extrair insights valiosos, que podem contribuir positivamente na relação entre empresas e consumidores, além de impulsionar a inovação e a transformação nos negócios.

As transformações proporcionadas pela Inteligência Artificial são reconhecidas em todo o mundo. Em pesquisa da Ipsos, feita para o Fórum Econômico Mundial, 57% dos brasileiros disseram que os recursos proporcionados pela tecnologia são benéficos. O mesmo estudo, ao analisar os últimos cinco anos, revelou que 51% dos entrevistados enxergaram mudanças significativas em suas vidas após a utilização de IA em serviços e produtos.

Ao notarem essa revolução, as organizações estão realizando grandes esforços na implementação da tecnologia. Dados do relatório Worldwide Semiannual Artificial Intelligence Tracker, realizado pela IDC, mostram que as receitas mundiais do mercado de Inteligência Artificial, incluindo software, hardware e serviços, crescerão 19,6% em 2022. O que isso significa? Cada vez mais organizações terão acesso a dados que farão a diferença no oferecimento de produtos, serviços e experiências aos clientes. Descubra como:

Reconhecendo o valor da IA: Para que a tecnologia entregue o seu mais alto desempenho, é preciso que as organizações elaborem uma estratégia abrangente. Em outras palavras: não basta apenas descobrir que o seu cliente gosta de produto x, se você não pensar em um modo de levar esse consumidor ao processo de compra ou para o conteúdo certo para a sua necessidade, os esforços da Inteligência Artificial serão minimizados. É preciso criar diferentes modelos de negócios, nos quais será preciso desenvolver e entregar conteúdos relevantes com foco em personas e segmentos de mercado específicos. Sem essa visão, a IA pode se tornar muito mais um ruído do que um facilitador.

Passando da transação para a transformação: Entender como, quando e onde um consumidor se envolve com as marcas é essencial. Uma boa estrutura de Inteligência Artificial permite transformar esses dados e insights em ações de negócios, que, quando combinadas, são capazes de garantir a entrega de conteúdos ajustados ao comportamento de cada cliente, o que contribui para o oferecimento de experiências ricas, únicas e engajadoras.

Colocando a IA para funcionar: Ao mapear os fluxos de trabalho e processos de negócios da Inteligência Artificial e entender como alcançar os consumidores de forma eficaz, as empresas conseguem extrair os melhores benefícios das soluções com base na tecnologia. Geralmente, essas soluções possibilitam a coleta, armazenamento, gerenciamento e leitura de dados de clientes, tornando possível a construção de estratégias de marketing mais inteligentes.

A combinação entre modelos de negócios com foco na experiência, processos guiados por tecnologia e soluções de Inteligência Artificial fornece ao profissional de marketing o background necessário para elaborar serviços e produtos únicos e inesquecíveis, além de contribuir para o maior envolvimento das empresas com os clientes de forma orgânica e natural. No final, todos ganham!

Conheça as soluções da SAP que podem ajudar a sua empresa a dar o pontapé inicial.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.