>

 

Empresas conquistaram resultados expressivos ao adotar sistemas SAP para endereçar desafios da gestão de capital humano, como atração, retenção e engajamento de talentos

 

A crescente digitalização, impulsionada pela pandemia de Covid-19, trouxe mudanças significativas e novos desafios no contexto de negócios mundial, sobretudo em relação aos modelos de trabalho e às expectativas dos colaboradores. A SAP, líder de mercado em software corporativo, tem ajudado empresas de diferentes segmentos a se adaptarem a esse novo cenário por meio da oferta de soluções e ferramentas baseadas em nuvem, que aprimoraram o recrutamento, a gestão do desenvolvimento humano e da folha de pagamentos e outros desafios processuais.

 

A BRF, por exemplo, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, fechou parceria com a SAP para introduzir um sistema de admissão digital via SAP HXM. A solução gera mais governança, comodidade, agilidade e transparência em todo o processo de recrutamento e foi desenvolvida como uma extensão BTP da plataforma SAP SuccessFactors, pensada para atender colaboradores de diversas nacionalidades por meio de uma configuração multi-idiomas (português, espanhol, francês e crioulo).

 

Com essa funcionalidade, o sistema atrai profissionais estrangeiros e refugiados, de países como Angola, Cuba, Gâmbia, Guiné-Bissau, Haiti, Paraguai, Senegal e Venezuela, e vai ao encontro dos resultados de um levantamento da McKinsey & Co, que estima que a diversidade étnica e cultural aumenta em 36% a chance de a organização alcançar mais lucratividade. Desde a sua implantação, em outubro de 2021, a plataforma foi responsável pela contratação de mais de 7 mil colaboradores na BRF.

 

“Temos um contexto de desafios sem precedentes, com altas taxas de rotatividade, equipes diversificadas e intergeracionais, e mais exigências. Uma pesquisa da EY, por exemplo, revelou que 54% dos funcionários em todo o mundo estariam dispostos a deixar seus empregos se não tivessem mais flexibilidade em suas posições. Para se adequar a esse novo paradigma, a adoção de soluções tecnológicas voltada à gestão de pessoas se tornou prioridade nas agendas dos executivos”, afirma Marcus Almeida, COO da SAP SuccessFactors para a América Latina.

 

Na SulAmérica, maior seguradora independente do Brasil, o sistema SAP Human Experience Management foi implementado para reduzir as taxas de rotatividade e melhorar a visibilidade do mapa de desenvolvimento dos funcionários. A combinação do SAP SuccessFactors e do Qualtrics promove mais autonomia gerencial e maior engajamento dos mais de 4 mil funcionários, minimizando possíveis impactos operacionais de novas contratações.

 

“Está cada vez mais evidente que que o cuidado e atenção com as pessoas são itens fundamentais para o sucesso das organizações”, afirma o líder da SAP. “Nesse sentido, contar com ferramentas que simplifiquem processos, garantam uma melhor experiência aos colaboradores e apoiem o desenvolvimento profissional é fundamental para atrair, reter e desenvolver os melhores talentos do mercado. Empresas que conseguirem dar voz, garantirem inclusão a todos os funcionários e quebrarem preconceitos velados, alcançarão níveis mais elevados de inovação e criatividade, além de uma melhor abordagem para os clientes, obtendo, consequentemente, resultados mais atrativos”, conclui.