>

Transformação digital será determinante para as empresas que desejam entregar qualidade em 2022

Artigo

Empresas Inteligentes devem adotar, em 2022, tecnologias avançadas que permitam um melhor desempenho a partir do aumento da produtividade, agilidade, segurança e resiliência.

Os efeitos da pandemia fizeram com que fosse urgente a implementação da transformação digital em empresas que buscam o sucesso nas atividades comerciais de 2022. Embora nos últimos anos essa transição estivesse nos planos das companhias, a escassez de trabalhadores e a interrupção da cadeia de abastecimento causadas pela pandemia acelerou a busca por softwares eficientes que auxiliem no processo da transformação digital por meio de ferramentas como a Inteligência Artificial, automação de processos, análise de dados e migração de dados para a nuvem. A implementação dessas tecnologias depende da adoção de um mindset digital em todos os setores da companhia.

Empresas que adotaram a transformação digital são capazes de se adaptar rapidamente às instabilidades do mercado, de maneira inovadora e resiliente, características essenciais para garantir excelentes resultados no mercado em 2022. Para que a transformação digital deixe de ser uma meta a longo prazo e se torne uma realidade na sua empresa, confira 5 tendências a seguir:

  1. A abordagem “Cloud-First” chegou para ficar
    No mercado digital, a nuvem proporciona maior agilidade às companhias. Com o home office incentivado pela pandemia, a velocidade,  privacidade, segurança e o design elástico e ágil da nuvem são a solução para ambientes de trabalho híbrido.
  2. Inteligência Artificial e análise de dados serão a chave para o sucesso
    Em 2022, soluções de Inteligência Artificial e análise de dados serão mais utilizadas para auxiliar empresas a alavancar seus negócios. As ferramentas são capazes de prever problemas com processos ou produtos e até identificar falhas na segurança. As tecnologias proporcionam precisão e democratização de dados de alta qualidade que, antes, ficavam presos em caixas.
  3. A qualidade 4.0 deve se tornar padrão em empresas de todos os portes
    A revolução da qualidade 4.0 vem sendo impulsionada pela análise de dados, pela IA, pela nuvem e por outras tecnologias avançadas que são responsáveis por melhorar a gestão de qualidade dos produtos, serviços e processos. Com isso, o conceito “fábrica do futuro” não está mais reservado apenas às grandes empresas.
  4. A ruptura da cadeia de abastecimento
    A colaboração ineficaz entre fornecedores e colaboradores começou muito antes da pandemia, mas foi se intensificando a partir dela, revelando quão debilitadas podem ser as cadeias de suprimentos. Segundo a pesquisa anual da Gartner, os fornecedores não estão bem conectados às suas operações comerciais, por isso, em 2022, Empresas Inteligentes devem aproveitar as tecnologias avançadas, como a nuvem, para otimizar a comunicação entre os fornecedores.
  5. Qualidade e segurança assumem um papel central
    A escassez de mão de obra tende a ser um problema a se enfrentar em 2022, impactando tanto na qualidade quanto na segurança, principalmente nos processos de fabricação e serviços entre trabalhadores que assumem turnos extras e realizam o trabalho de vários funcionários. Mas não basta apenas preencher as posições, mas garantir que o trabalhador possua as habilidades necessárias, além de proporcionar um treinamento adequado. Para isso, as empresas tendem a confiar cada vez mais nos sistemas digitais que devem garantir que os protocolos sejam cumpridos.

Neste novo ano, a transformação digital deixará de ser uma meta para o futuro e passará a ser entendida como uma estratégia que deve ser adotada para garantir a qualidade de seus produtos e processos. Uma Empresa Inteligente deve adotar tecnologias avançadas de forma consistente, para alcançar maior produtividade, agilidade e crescimento nos negócios. No entanto, as companhias que buscam a transformação digital devem investir em sistemas avançados de gerenciamento de qualidade, que são capazes de tornar realidade essa implementação de novas tecnologias e facilitar a adaptação dos trabalhadores a novos processos.

Faça com que sua empresa tenha o melhor desempenho de sua trajetória com as soluções SAP, que farão dela mais resiliente, lucrativa e sustentável.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.