Alta demanda por transformação digital impulsiona crescimento da SAP Brasil no primeiro trimestre de 2022

Unidade brasileira consolidou presença em clientes estratégicos como Porto, Tramontina e Petrobras; oferta RISE with SAP e linha SAP CX foram os grandes destaques

A SAP Brasil registrou no primeiro trimestre de 2022 mais um período de crescimento acelerado, impulsionado principalmente pelo forte apetite do mercado nacional por soluções baseadas em nuvem. O principal vetor do sucesso foi a oferta de transformação digital como serviço RISE with SAP, que cresceu em três dígitos em comparação com o 1º trimestre do ano passado, consolidando a posição da SAP como provedora de soluções cloud. 

“É cada dia mais claro que automatizar a gestão, agilizar processos e diminuir distâncias por meio da tecnologia são medidas essenciais para sobreviver às novas exigências dos consumidores e às mudanças do mercado. A SAP tem cumprido com sua missão de viabilizar empresas mais inteligentes com fácil escalabilidade e confiabilidade”, destaca Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil. “Seguimos crescendo com clientes que estão nos setores mais diversos da economia e buscam um parceiro que entende profundamente seus negócios e necessidades, oferecendo caminhos para evolução de forma ágil e facilitada. 

Setores relevantes da economia nacional como bancos, indústrias de manufatura e óleo e gás aceleraram seus processos de inovação e transformação digital no começo deste ano, e encontraram na SAP o parceiro ideal para a implantação de projetos robustos e escaláveis baseados na nuvem. 

Petrobras continua em seu processo de transformação digital com a SAP, como parte de um roteiro de cinco anos. Depois de entrar em operação no último trimestre com o SAP Environment, Health and Safety Management para apoiar as metas de sustentabilidade em seus grupos de pesquisa e corporativos, a empresa agora está expandindo o programa para mais de 5.500 funcionários das áreas de refinaria e gás natural. A Petrobras também entrou em operação com o SAP SuccessFactors Employee CentralRecruiting e Onboarding para automatizar processos de RH e oferecer recursos de autoatendimento para 40 mil funcionários. 

Tramontina, multinacional brasileira com 110 anos de história e presença em mais de 120 países, acelerou sua transformação com a adoção do RISE with SAP, para gerenciar seu crescimento. A Tramontina vai transformar totalmente sua infraestrutura tecnológica com a adoção de uma combinação de SAP S/4HANA Cloud e SAP Analytics Cloud para atingir suas metas elevadas de crescimento. Além disso, eles integrarão o SAP Integrated Business Planning e SAP Extended Warehouse Management para simplificar seus processos logísticos e de gestão da cadeira de suprimentos. 

Transformação digital com RISE with SAP  

A oferta RISE with SAP, que fornece ERP na nuvem para todas as necessidades de negócios com escalabilidade e inteligência de processos de negócios e serviços baseados em resultados, continua se solidificando como a solução de preferência das empresas brasileiras para acelerar a transformação digital. A solução se destaca por suas tecnologias inteligentes integradas, incluindo IA, Machine Learning e funções analíticas avançadas. Ela ajuda empresas a adotar novos modelos de negócios, gerenciar mudanças com rapidez e orquestrar recursos internos e externos. 

Grupo DPSP, um dos principais players do varejo farmacêutico brasileiro com mais de 1.400 lojas das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos. Depois de entrar em operação com o S/4HANA em 2021, a empresa está migrando para a nuvem adotando o RISE with SAP for Retail, uma atualização que aumentará a eficiência, melhorará a experiência do cliente e fornecerá engajamento omnichannel. Além disso, o varejista renovou e expandiu seu portfólio de soluções SAP SuccessFactors para melhor gerenciar, reter e desenvolver sua força de trabalho. 

Coonagro, uma cooperativa brasileira de agronegócios com forte foco em fertilizantes, passa a contar com a SAP para apoiar seus objetivos de crescimento, migrando para a nuvem com o RISE with SAP. Inspirados em vários casos de uso da SAP no setor, eles adotarão o SAP S/4HANA Cloud ERP e assim construirão uma base tecnológica robusta. 

Minasligas, uma das maiores produtoras de ferro silício e silício metálico do Brasil, escolheu o RISE with SAP para se tornar ainda mais inteligente e melhorar as operações de negócios. Usando o SAP S/4HANA Cloud combinado aos recursos de integração da SAP Business Technology Platform, a empresa abordará lacunas de processo e expandirá o suporte para mais áreas de negócios, padronizando relatórios e garantindo o gerenciamento adequado de dados. 

Customer Experience ganha relevância 

Outra área de crescimento acelerado no primeiro trimestre de 2022 foi a de Customer Experience (CX), que também registrou alta na casa dos três dígitos. O período marca a retomada mais acelerada das atividades e da volta ao modelo de consumo e relacionamento presencial, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a redução dos casos graves de contaminação, o que tem levado a mais investimentos na área. 

Porto, uma das maiores seguradoras do Brasil atendendo mais de 18 milhões de clientes, está renovando sua estratégia de gestão de dados com a SAP. Ao adotar o SAP Customer Data Cloud, a empresa pretende oferecer uma experiência digital ideal aos seus usuários, usando uma interface de autoatendimento que também protege a privacidade do usuário e está em conformidade com as leis de proteção de dados. 

América Latina mantém trajetória de crescimento 

A região latino-americana registrou seu 27º trimestre consecutivo de crescimento, resultado também impulsionado pelo sucesso da oferta RISE with SAP em todos os países do continente. Outra área de bastante destaque foi a SAP Business Technology Platform, que integra ferramentas de gestão de dados, analytics, desenvolvimento de aplicações e automatização de processos, que apresentou crescimento na cada dos dois dígitos.  

“Pouco mais de um ano após o seu lançamento, confirmamos que a oferta RISE with SAP está guiando a pauta da transformação digital nas empresas latino-americanas, por aliar eficiência, escalabilidade e um preço competitivo” comentou Cristina Palmaka, presidente da SAP para a América Latina e o Caribe. “As empresas estão focadas em suas jornadas de transformação digital, e estão encontrando na nuvem o caminho mais certo para o sucesso.” 

Faturamento global de nuvem quebra recorde 

Globalmente, a SAP reportou um faturamento superior a  7 bilhões no primeiro trimestre de 2022, puxado por uma alta de 31% no faturamento de soluções em nuvem – responsáveis por uma receita recorde de  2,82 bilhões. A receita do ERP cloud S/4HANA apresentou crescimento significativo de 78% no trimestre. O lucro operacional cresceu em 10% no geral, e 33% no segmento cloud. 

“Nossos clientes nos deram mais um trimestre de forte crescimento graças à grande procura por soluções que tornem seus negócios mais sustentáveis, a cadeia de suprimentos mais resiliente, e suas operações mais robustas. Nossa oferta de ERP cloud SAP S/4HANA apresentou crescimento recorde, o que demonstra a confiança que nossos clientes depositam na SAP para auxiliar na transformação de seus negócios”, comentou o CEO global da SAP, Christian Klein.