>

Inteligência Artificial e softwares de conectividade em tempo real prometem um futuro mais sustentável e rentável.

A obrigatoriedade do isolamento social e o fechamento de lojas físicas por tempo indeterminado em todo o mundo em consequência da pandemia da COVID-19 aceleraram o ritmo das vendas online – até mesmo os consumidores e os comércios que não eram praticantes tiveram suas primeiras experiências no mundo do e-commerce.

Uma pesquisa feita pela Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce no país, revelou que as compras online bateram recorde em 2021 – totalizando mais de R$ 161 bilhões. Neste mesmo período, o número de pedidos cresceu 16,9%, totalizando mais de 353 milhões de entregas. Os dados comprovam que o varejo online é uma tendência duradoura e crescente. Por este motivo, uma logística de entrega mais eficiente e sustentável tornou-se cada vez mais urgente.

As mudanças de hábito e de consumo impulsionaram um novo comportamento dos consumidores: agora, eles esperam estar envolvidos em cada etapa do percurso de suas mercadorias. Para fidelizar esses clientes, é preciso conhecer e satisfazer algumas exigências:

Entrega rápida: uma pesquisa realizada em 2020 aponta que os clientes não apenas se interessam mais por entregas rápidas, como 65% deles estavam dispostos a pagar mais por isso. Uma logística responsiva e sustentável pode ser decisiva na hora de transformar um lead em consumidor final.

Experiência omnichannel: os clientes desejam uma experiência integrada e personalizada, na qual seja possível acompanhar suas encomendas ao longo do trajeto e até se comunicar com o entregador em tempo real.

Comércio eletrônico mais flexível: lojas menos engessadas, que invistam em tecnologias que permitam que o cliente possa experimentar antes de comprar, evitando devoluções, ganham destaque.

Conscientes das preferências dos consumidores, cabe às empresas otimizarem seus processos com o intuito de investir em uma logística sustentável e veículos de entrega alternativos. A Inteligência Artificial tornou possível a implementação de soluções alternativas de administração e entrega que impulsionam a logística sustentável a partir de:

Veículos elétricos: uma das preocupações é a durabilidade dos veículos, já que ainda hoje a maioria dos veículos elétricos são pequenos. No entanto, com o avanço tecnológico, já estão sendo desenvolvidos veículos elétricos de maiores dimensões, capazes de suportar grandes volumes de entregas e ajudam a diminuir as emissões de CO2.

Melhores opções de carregamento: softwares com foco em logística inteligente ajudam a programar as rotas apropriadas para o carregamento do VE, ligando os condutores e sua localização à infraestrutura de carregamento VE em tempo real.

Veículos de micromobilidade: os serviços de entrega realizados por e-bikes ou scooters são, geralmente, os de entrega de alimentos, seja por mercearias ou restaurantes. Com a IA, é possível assegurar que os condutores estejam ligados, por exemplo, à interface com o cliente em tempo real.

Drones e frotas autônomas: em breve, à medida em que os desafios de segurança e rastreio forem sendo resolvidos, os drones serão mais utilizados nas entregas.

O aumento da concorrência e a preferência por empresas mais flexíveis e sustentáveis contribuem para um futuro desafiador para aqueles que ainda não investem em tecnologias inteligentes, capazes de fornecer um cenário mais sustentável para o mundo e para a rentabilidade das organizações.

Inicie a transformação digital da logística da sua companhia! Conheça as soluções da SAP com foco no setor.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.