Como liderar uma cultura de inovação na indústria de tecnologia

Organizações conseguem crescer com mais facilidade quando incentivam a inovação em todos os setores e processos.

Para competir e ficar à frente, pequenas e grandes empresas tecnológicas passaram a colocar a inovação como prioridade estratégica. A indústria da tecnologia tem uma força exponencial, assumindo grandes desafios com o objetivo de solucionar as maiores questões do mundo, mas, para isso, é preciso incentivar a inovação. A verdadeira cultura da inovação deve permear em todos os níveis da organização, estimulando a criatividade e o avanço.

A implementação dessa mentalidade na indústria da tecnologia é vital para colocar sua empresa em vantagem competitiva e guiá-la para maiores oportunidades. Empresas com uma cultura inovadora, que investem mais em novas tecnologias, conseguem crescer com mais facilidade, pois estão sempre atualizadas e à frente de seu setor. Essas companhias incentivam uma atitude proativa de suas equipes, reacendendo a paixão por seus trabalhos. Veja o passo a passo para chegar a este objetivo:

Passo 1: Liderança colaborativa
As mudanças devem ser encorajadas ativamente pelos líderes de cada equipe, mas é vital que toda a empresa esteja envolvida para atingir os objetivos. Os líderes devem orientar a inovação e valorizar cada contribuição de sua equipe para manter o entusiasmo dos colaboradores.

Passo 2: Liderança ativa
Manter suas equipes motivadas é algo que precisa ser intrínseco entre os líderes, deve ser ativa em reuniões, engajada e demonstrar sua paixão pelo trabalho, de modo a incentivar os membros de suas equipes.

Passo 3: Ambiente envolvente
Uma equipe diversa, com diferentes conjuntos de habilidades, ideias e perspectivas desafiarão cada membro da organização a pensar de maneira diversa. Isso ajuda a mantê-los empolgados e com energia para trabalhar em cada projeto.

Passo 4: Trazer a energia de uma startup
Empresas menores, que ainda estão começando, tendem a investir mais em tecnologias inovadoras. É importante que os líderes de negócios mais estabelecidos tragam essa energia de inovação para sua jornada de forma ativa e impactante.

Passo 5: Cultura da empresa no centro dos projetos
Ao manter a cultura no centro das atividades fará com que, por mais que as equipes sejam diversas, todos caminhem para uma direção singular, com um objetivo em comum. Dessa forma, os indivíduos se sentirão apoiados e motivados.

Muitos fatores estão envolvidos quando a intenção é criar uma cultura de inovação; a sintonia perfeita entre liderança e colaboradores só pode ser alcançada em um ambiente de colaboração e apoio. 60% dos CEOs de empresas de alta tecnologia temem que a velocidade das mudanças tecnológicas possa prejudicar o crescimento de suas organizações se não puderem acompanhá-las. O investimento em tecnologias inovadoras é um importante agente transformador e diferencial competitivo entre empresas prósperas, pois técnicas inovadoras podem ajudá-las a economizar tempo e dinheiro. Conte conosco para simplificar e automatizar processos para oferecer produtos inovadores que acompanham as mudanças do mercado com as soluções para organizações de alta tecnologia da SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.