>

A importância de uma força de trabalho multigeracional para o crescimento dos negócios

Artigo

Para se destacar entre a concorrência, com processos melhorados e estratégias inteligentes, a aposta das grandes empresas têm sido a força de trabalho multigeracional.

A dúvida sobre a capacidade de quatro gerações coexistirem e, principalmente, prosperarem no mundo dos negócios pairou sobre o mercado por décadas. Com a chegada dos Millennials, os empregadores foram bombardeados com estudos e pesquisas sobre a iminente mudança na demografia do local de trabalho. Agora, após 20 anos de experiência, é possível mudar a narrativa e celebrar a força de trabalho multigeracional e os benefícios que levam a um significativo crescimento empresarial.

Ao abraçar diferentes gerações, as companhias estão expandindo sua reserva de talentos, o que pode trazer vantagem competitiva. Trabalhadores de diferentes gerações e diferentes graus de experiência apresentam pontos de vista diversos sobre as situações, proporcionando maiores níveis de criatividade. Enquanto os mais jovens costumam trabalhar com as tendências e inovações tecnológicas baseadas na experiência do cliente, os mais experientes, em contrapartida, ajudam a ponderar os riscos com base em estratégias com as quais já obtiveram sucesso anteriormente. Uma equipe diversificada traz um impacto positivo no desempenho, com trabalhadores capazes de lidar com a tecnologia e as rápidas mudanças do mercado e com a competência de tomar decisões assertivas.

A diversidade também é um atrativo para os talentos. Grande parte dos candidatos ou funcionários consideram a cultura empresarial um fator importante na tomada de decisão quanto a se juntarem ou permanecerem em uma organização. Quando a força de trabalho é multigeracional, existe uma gama diversificada de conhecimentos e experiências, o que melhora consideravelmente a cultura da companhia. Pessoas que possuem diferentes perspectivas ajudam a criar uma cultura de aprendizado com a troca de conhecimentos e experiências, gerando um impacto direto no crescimento pessoal, profissional e, por consequência, empresarial.

Organizações geridas por líderes que abraçam a força de trabalho multigeracional e seus benefícios têm se destacado e ganhado força no mercado. A troca de experiências das múltiplas gerações em uma equipe com um objetivo em comum facilita o crescimento empresarial, mitiga a chance de erro e aumenta o desempenho e produtividade. Para se diferenciar da concorrência, com processos melhorados e estratégias inteligentes, as grandes empresas têm investido na gestão do capital humano. Conheça a solução da SAP que vai ajudar seu negócio a entender as necessidades dos colaboradores.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.