>

Mover o Procurement para a nuvem pode não ser tão complexo quanto você pensa

Artigo

Enquanto o restante de seus negócios se beneficia da mais recente tecnologia em nuvem, as equipes de compras geralmente lutam com a crença de que essa transformação é muito grande, desafiadora e disruptiva para suas operações. Mas os serviços abrangentes e flexíveis para as soluções SAP Ariba Procurement estão acabando com esse mito.

A área de procurement está balançando o barco da transformação digital ultimamente – e também não é necessariamente uma boa notícia. Um estudo conjunto da Oxford Economics e da SAP revelou que a maioria das organizações de compras demora a adotar tecnologias que o restante de seus negócios já está usando, incluindo análise de dados, automação de processos e Inteligência Artificial (IA).

O problema não é que as equipes de compras não sabem quais processos, experiências de compra e conexões de fornecedores devem ser movidos para a nuvem para aproveitar essas tecnologias. Em vez disso, é a falta de consciência de que eles podem usar uma abordagem incremental e ainda obter valor a curto, médio e longo prazo em seu ritmo.

O que as organizações de procurement precisam é de conhecimento especializado, acesso rápido à orientação e estratégias flexíveis e ágeis de um parceiro confiável em todas as etapas da jornada de transformação digital. Os serviços para soluções SAP Ariba Procurement podem fornecer essa vantagem aos nossos clientes, acelerando e maximizando o ROI de seus investimentos para agregar valor real aos seus negócios.

Por que a digitalização do procurement é importante agora?

Avanços recentes na tecnologia em nuvem permitem que as empresas ultrapassem desenvolvimentos que levariam anos para serem realizados por conta própria. No entanto, enquanto as organizações de compras resistirem à digitalização, a empresa inteira nunca poderá capturar totalmente o valor de seus investimentos, perdendo oportunidades de aumentar o crescimento dos resultados e impulsionar a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Os riscos de manter processos manuais com uso intensivo de papel são ainda maiores para as organizações de procurement. Por exemplo, compradores e fornecedores não têm visibilidade, agilidade e interconectividade empresarial para alcançar os principais indicadores de desempenho, como redução de custos, controle de gastos e governança de conformidade. Enquanto isso, toda a operação é vulnerável a surpresas disruptivas e riscos de reputação ocultos na cadeia de suprimentos, impedindo qualquer esforço para se adaptar rapidamente às mudanças nos negócios e nos requisitos regulatórios.

Infelizmente, todas essas ineficiências inevitavelmente afetam as cadeias de suprimentos. Com pouca visibilidade, inflexibilidade e incapacidade de escalar, vem o inventário de buffer excessivo, previsões imprecisas e gerenciamento de pedidos, atendimento e desempenho de entrega insatisfatórios. E todos esses desafios podem contribuir para um aumento nas rupturas de estoque, resultando em perda de receita e desgaste de clientes e multas.

Embora a digitalização venha com seu próprio conjunto de desafios, é certamente melhor do que a alternativa de processos manuais com uso intensivo de papel. De fato, as organizações de compras que estão mais à frente em sua transformação digital contribuem com resultados de negócios mais fortes em eficiência operacional, conformidade e gerenciamento de riscos, de acordo com os dados da pesquisa da Oxford Economics em parceria com a SAP.

Onde a transformação do procurement é mais simples e rápida?

Os serviços para soluções SAP Ariba Procurement são projetados para ajudar a superar os obstáculos da transformação da área de compras com as tecnologias e processos corretos. As ferramentas aproveitam as práticas líderes, em vez de começar do zero a cada vez, para se adaptar às necessidades do cliente com mais eficiência, fazer parceria em projetos de inovação e alinhar esforços a resultados que forneçam valor incremental. Como resultado, as organizações podem simplificar a complexidade dos processos e promover experiências de adoção mais rápidas e simples para usuários internos, fornecedores terceirizados e outras partes interessadas – tudo sem interromper as operações atuais.

Ao simplificar as complexidades do gerenciamento de risco de compras e fornecedores, os serviços podem tornar a adoção das soluções baseadas em nuvem mais gerenciáveis e fáceis de alcançar para usuários, fornecedores e partes interessadas nos negócios. O SAP Services and Support pode cumprir essa promessa desenvolvendo práticas líderes que ajudam as empresas a adaptarem seus processos, projetarem uma estratégia de capacitação, implantarem soluções e treinarem seus usuários.

Nossos serviços para as soluções SAP Ariba Procurement são projetados para oferecer suporte aos clientes em todas as etapas de sua transformação de compras, desde uma solução minimamente viável até um sistema completo. Os serviços essenciais ajudam nossos clientes a começar a trabalhar rapidamente e fazem parte da assinatura da solução. Os serviços de sucesso permitem que eles aproveitem a experiência e o know-how dos especialistas da SAP. Os serviços avançados ajudam, orientam e aconselham nossos clientes por muito tempo após o início do funcionamento das soluções SAP Ariba Procurement. E há serviços adicionais direcionados pré e pós-go-live. Essas ofertas de assinatura predefinidas são consumíveis e simples de aplicar em situações únicas.

A transformação com uma consultoria líder

Os serviços para soluções SAP Ariba Procurement demonstram o compromisso da SAP em fornecer a cada cliente o pacote completo de orientação, conhecimento, experiência, alcance global, profundidade do setor, inovação e parceria confiável de longo prazo que eles precisam para ter sucesso.

Com esse foco, as organizações de compras podem começar pequenas, crescer de forma exponencial e se transformar em seu ritmo para responder aos requisitos de qualidade em constante mudança, diversificar sua rede de fornecedores e atender às expectativas de habilidades e insights digitais atualizados.

Obtenha uma visão detalhada de como as ofertas do SAP Services and Support podem ajudar sua empresa a obter o máximo desempenho das soluções SAP Ariba Procurement. Leia o whitepaper para mais informações: “SAP Ariba Portfolio of Services”.

_____________________________________________________________________________

Michele Deery é Vice-Presidente Global e Head de Procurement Cloud Delivery na SAP.
Luc de Lange é Diretor de Engajamento do Cliente na SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.