>

Como a tecnologia auxilia a turnê ecológica do Coldplay a atingir a nota certa

Artigo

Em tempos desafiadores, a sustentabilidade continua sendo uma prioridade crítica em todo o mundo – e a música uma saída para a comunidade e para a vivência de experiências compartilhadas. Este ano, o Coldplay está se unindo à SAP para a turnê mundial Music Of The Spheres World Tour.

Quando a data do show que você esperou o ano todo chegar, você provavelmente vai pensar em como chegará à apresentação. A resposta a esta pergunta simples pode ter um grande impacto na sua noite, mas pode ter um impacto ainda maior na sua pegada de carbono, o que afeta a sua comunidade e o nosso planeta.

Acredite ou não, as viagens do público de e para um show são um dos principais contribuintes para as emissões de carbono de qualquer turnê. Muitos fãs não sabem disso, mas, com a motivação certa, podemos capacitar milhões.

Coldplay, um dos artistas mais celebrados e orientados por propósitos da música atual, tinha uma missão para sua próxima turnê mundial: torná-la mais sustentável e ecológica. O objetivo da banda é reduzir o consumo, aumentar o apoio à tecnologia verde e trabalhar para diminuir as emissões totais de CO2. Os integrantes também viram uma oportunidade de se conectar com seus fãs.

O Coldplay sabia que poderia oferecer uma experiência de show como nenhuma outra, proporcionando aos fãs a chance de se juntarem a eles em seu compromisso. Mas para dar vida a essa visão, eles precisavam de uma ajudinha. Aqui entra a SAP.

“Com nossa tecnologia e soluções, capacitamos organizações em todo o mundo a impulsionar mudanças sustentáveis”, disse Christian Klein, CEO e Membro do Conselho Executivo da SAP SE. “Coldplay e SAP compartilham um compromisso comum e profundo com a sustentabilidade, e estamos entusiasmados em unir forças para tornar sua turnê mais ecológica possível.”

A SAP colaborou com o Coldplay para desenvolver e lançar o aplicativo Coldplay Music Of The Spheres World Tour. Ele combina experiências interativas e imersivas com recursos para ajudar os fãs a tomarem decisões mais ecológicas quando se trata de viajar. Depois que os usuários baixarem o aplicativo, eles começarão sua jornada e explorarão diferentes seções, todas com maneiras únicas de se tornarem parte do universo Coldplay ao longo da turnê.

Os fãs podem começar com sustentabilidade na seção de viagens do aplicativo. Nesta área, eles podem visualizar e entender melhor como seus métodos de viagem contribuem para suas pegadas de carbono. Ao selecionar entre sete modos de transporte diferentes – carro, táxi, trem, transporte público, bicicleta, a pé ou de avião – os fãs podem realmente ver seus impactos. E para promover opções de viagem mais sustentáveis, o aplicativo oferece recompensas por meio de códigos de desconto de mercadorias para a loja online do Coldplay direcionado ao público dos shows que se compromete com opções de transporte de baixo carbono.

Conheça mais detalhes do aplicativo:

  • Tour: Confira datas e locais, encontre ingressos e até compartilhe seus shows favoritos em suas redes sociais.
  • Planet: Mergulhe em jogos interativos com temas de sustentabilidade enquanto aprende mais sobre os esforços do Coldplay e os parceiros de turnê da banda.
  • Universe: Crie seu próprio conteúdo com tema Coldplay usando realidade aumentada. Grave vídeos, tire fotos e até dance com alienígenas, depois compartilhe suas criações nas redes sociais. Enquanto estiver aqui, acesse vídeos exclusivos, fotos, transmissões de áudio de shows ao vivo, e receba atualizações da banda.

Para dar vida a essa experiência de ordem mundial, a SAP aproveitou duas soluções de primeira classe: SAP Business Technology Platform e SAP Cloud for Sustainable Enterprises. O Coldplay também está usando o SAP Analytics Cloud para obter informações sobre a pegada de carbono causada por fãs que viajam com base em dados capturados no aplicativo, o que ajudará a banda a rastrear como a turnê está compensando as emissões de carbono calculadas.

“Nos últimos anos, descobrimos como colocar a sustentabilidade no centro de nossa turnê e o aplicativo desempenha um papel importante em dar vida a essa visão e compromisso. Estamos muito orgulhosos da colaboração com nossa parceira SAP, que criou um aplicativo impactante e envolvente que ajuda nossos fãs a escolherem maneiras mais sustentáveis de viajar para nossos shows”, disse Coldplay.

Os desafios que o Coldplay enfrenta com o gerenciamento das emissões de carbono das viagens do público aos shows não são exclusivos da indústria da música. Empresas de todo o mundo estão lutando para gerenciar as emissões de carbono que não fazem parte das operações de sua organização ou não estão sob seu controle direto – também conhecidas como emissões de Escopo 3. A SAP ajuda companhias em todo o mundo a se tornarem Empresas Sustentáveis Inteligentes, fornecendo soluções e recursos digitais para gerenciar de forma holística o desempenho de sustentabilidade em todos os pontos de contato de seus negócios.

A sustentabilidade precisa de harmonia. Somente juntos, com compromisso e escala, podemos começar a melhorar nosso impacto ambiental. Com o aplicativo Music Of The Spheres World Tour, estamos empolgados em mostrar ao mundo que, quando trabalhamos como um, podemos gerar conscientização, ação e – o mais importante – mudança.

Para experimentar tudo por si mesmo, o aplicativo Coldplay Music Of The Spheres World Tour está disponível para download agora no iOS e Android.

_____________________________________________________________________________

Ryan Somers is senior director of Global Sponsorships at SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.