>

Gerenciar os dados mestre, os mais complexos e valiosos de uma organização, vai transformar as estratégias e tomadas de decisão da sua empresa.

Para suprir suas necessidades, a maioria das companhias faz uso de sistemas integrados, que atravessam diversos departamentos recolhendo dados com a intenção de aplicá-los estratégias para atingir um melhor desempenho. Mas, com tantas pessoas alimentando esses sistemas, é muito comum que as informações acabem duplicadas, desatualizadas e, às vezes, contraditórias, conduzindo a más decisões e estratégias ruins. Para resolver este problema e conseguir informações mais precisas, as empresas recorreram à gestão de dados mestre (MDM).

O método permite criar e manter um único registro atual e confiável das informações cadastradas, dessa forma as organizações podem tomar decisões com base em dados seguros. Com o gerenciamento desses dados, também é possível mitigar os erros e a redundância de informações; se algum dado for cadastrado mais de uma vez de maneiras diferentes, por exemplo, o MDM irá reconciliar a duplicação, permitindo melhores percepções analíticas. Os dados mestre de alta qualidade tornam os processos empresariais mais simples e garantem maior transparência e privacidade de informações.

Eles são valiosos porque auxiliam no funcionamento das empresas, descrevendo as necessidades dos clientes, colaboradores, fornecedores e informando sobre produtos, processos e serviços. Alguns exemplos de dado mestre são:

Clientes: é possível captar os principais dados dos consumidores para que as organizações consigam captá-los. São encontradas informações desde o contato até os valores e desejos.

Fornecedores: informações sobre contas, contratos, políticas e preços, permitindo que as empresas respondam perguntas sobre despesas e desempenho de cada fornecedor.

Localização: para tomar decisões baseadas na locação, se recolhem dados sobre localização física de agências, escritórios corporativos, centros de distribuição e lojas.

Produtos: reunião de dados como o número do produto, categoria, preço, características, materiais, ciclo de vida, processo de vendas, marketing e cadeias de fornecimento.

Ativos: descrição dos ativos fixos e intangíveis da empresa, como inventário e equipamentos.

A gestão de dados mestre trabalha com o objetivo de assegurar que toda a informação disponível seja consistente e segura. Com a criação de um registro de dados mestre e a manutenção dos dados principais, grandes empresas estão alimentando seus processos empresariais e tomando decisões assertivas, sem perder tempo. Entenda como utilizar esses dados para ter sucesso com as soluções de dados e funções analíticas da SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.