>

Redefinindo (YOU)th: Nutrindo o potencial para acelerar a mudança

Artigo

Os jovens trabalham por um objetivo em comum: trazer mudanças impactantes e duradouras em todo o mundo.

Os jovens possuem um enorme potencial para provocar mudanças em suas comunidades, mas eles precisam de mais do que palavras de incentivo. O envolvimento nas tomadas de decisões e incentivos financeiros, educacionais e tecnológicos são fundamentais para nutrir este potencial. O Programa Internacional de Juventude da UNESCO enfatiza que os jovens são líderes e parceiros essenciais para encontrar soluções para os problemas de desenvolvimento social em todo o mundo. A energia e liderança desses jovens tem mostrado resultados encorajadores.

A educação é uma alavanca importante para reduzir as desigualdades sociais e começar a criar grandes mudanças. No Brasil, uma pesquisa realizada pela UNESCO apontou que os atos de violência com o envolvimento de jovens aumentavam 68,2% aos fins de semana. Com base nesta informação, a organização criou um programa de atividades culturais nas escolas aos sábados e domingos, proporcionando um ambiente seguro e incentivador aos jovens. Ações como esta, incentivadas pelos líderes do país que têm investido menos na educação, estão também cada vez menos frequentes.

A juventude é um recurso mundial precioso. Segundo o estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas (UNFPA), apesar do seu crescimento para 1,3 milhões até 2030, sua proporção em relação às outras faixas etárias será menor, caindo para 13,5% até 2025. A juventude é uma parcela poderosa da sociedade, mas tem grande parte do seu potencial inexplorado por falta de incentivos e recursos. Por meio de iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa SAP (SAP CSR), a SAP direciona seus esforços em assegurar que os jovens tenham oportunidades para fazerem mudanças duradouras para a sociedade.

Confira algumas dicas que podem ajudar sua organização nesta missão:

Formação e capacitação

Ações e projetos que invistam na formação e na aprendizagem dos jovens, que incentivem os estudos, são o primeiro passo para garantir bons profissionais no mercado de trabalho.

Incentivo

No cenário atual do Brasil, diversos jovens desistem dos estudos para entrar precocemente no mercado de trabalho. Projetos com incentivo financeiro, como bolsas de estudo e capacitação podem atrair novos talentos.

Trabalho

Iniciativas de recrutamento que contribuam ativamente para a vivência profissional do candidato são de grande importância. Grandes empresas investem em projetos que contratam jovens aprendizes para, ao término do programa, dar a oportunidade de esses jovens ocuparem cargos com forte projeção de carreira.

O Centro de Apoio TRANSFORM, uma colaboração entre SAP, MovingWorlds, Unilever e TRANSFORM, é uma das iniciativas que deve apoiar os jovens com os recursos necessários. Essa parceria vai além de um benefício para a juventude – enquanto o programa se expande, notamos que eles são parceiros capazes de trazer mudanças impactantes. Não é difícil encontrar por aí histórias inspiradoras de jovens dispostos a tornar o mundo um lugar melhor, e a SAP trabalha diariamente para disponibilizar os meios necessários para isso.

Queremos te colocar no jogo! Conheça as oportunidades da SAP para estudantes, recém-formados ou jovens que estão em seus primeiros anos de experiência.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.