>

Trupe internacional precisou se reinventar para sobreviver à crise da Covid-19 e passou por uma completa transformação digital em nuvem  

Enquanto o mundo estava no meio de uma crise global de saúde, o Cirque du Soleil precisou reimaginar todo o seu negócio de cima para baixo, e a SAP foi uma das principais responsáveis por essa mudança estrutural feita por meio da tecnologia em nuvem da oferta RISE with SAP. Os resultados dessa transformação digital na gestão de uma das principais companhias artísticas do mundo foram apresentados como um showcase no SAP Sapphire São Paulo, realizado hoje no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.  

 

O Cirque está passando pelo Brasil com seu novo espetáculo “BAZZAR” que estreou em São Paulo no dia 8 de setembro, e segue para o Rio de Janeiro em dezembro. 

 

Encantando 220 milhões de espectadores ao redor do mundo, o Cirque du Soleil foi duramente impactado pela pandemia de Covid-19, que afetou diretamente suas operações e seus espetáculos, realizados por 1.000 artistas de 90 diferentes nacionalidades, e todos os 3.300 funcionários. A companhia resolveu encarar o momento de crise como oportunidade para repensar seus processos de negócio, de maneira a ter suporte para o crescimento futuro quando o pior da pandemia passasse.  

 

O Cirque optou por migrar para a nuvem tirando proveito da oferta RISE with SAP. Na base da transformação está o SAP S/4HANA Cloud, unificando os processos em todas as áreas de negócios da empresa, unindo funções como finanças e merchandising, ajudando no cumprimento de metas e agilizando a criação de experiências incríveis para os fãs. 

 

“A arte, assim como a tecnologia, é uma força de transformação. Poder ajudar uma instituição global como o Cirque, que encanta milhões de pessoas ao redor do mundo é motivo de muita alegria para a SAP”, afirmou Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil. “Ao trazer suas operações para a nuvem, a empresa ganha a eficiência operacional necessária para continuar inovando e conquistando corações e mentes mundo afora.”  

 

Outras soluções em nuvem da SAP têm sido usadas nesta nova fase. Como exemplo, SAP Ariba está ajudando no gerenciamento dos 5 mil figurinos – trocados a cada três meses – que tornam os espetáculos da companhia tão especiais. Cada um deles é rastreado em tempo real, habilitando um controle de inventário de última geração. A solução SAP Concur está melhorando a organização de viagens e despesas em todo o mundo. As soluções de gerenciamento de experiência da SAP e da Qualtrics fornecem insights que os líderes usam para melhorar ainda mais a experiência dos fãs. 

 

“A SAP tem sido uma parceira nossa há mais de 20 anos e o RISE with SAP tem representado um passo significativo para evoluirmos nos nossos negócios”, afirma Philippe Lalumière, vice-presidente de Tecnologia da Informação do Cirque du Soleil Entertainment Group.