Human Experience Management – Vamos mudar o trabalho para sempre

Por: Emanuella Velez – Psicóloga, Consultora Organizacional, Palestrante e Top Voice Linkedin

A área de Recursos Humanos tem ocupado uma posição estratégica dentro das organizações. Saímos de uma posição operacional, onde o foco maior era recrutamento e seleção, passando a contribuir nas decisões. Isso se deu através do entendimento de que são as pessoas que movem as empresas para os resultados e são elas o maior capital ativo de toda a organização.

Decerto, a pandemia acelerou em grande escala para que essas mudanças se tornassem reais, pois fatores como motivação, saúde mental e qualidade de vida começaram a ser pauta no ambiente organizacional. Com toda transição no mercado de trabalho, fica claro que estamos vivenciando um momento onde as estratégias de RH se tornaram fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Afinal de contas, se não se compreende as necessidades dos colaboradores, qual a melhor forma de trabalhar e o que os motiva, essa empresa está fadada ao insucesso.

No entanto, para que esse trabalho seja realizado de forma assertiva e ágil, a tecnologia é essencial. Antes, as soluções tecnológicas de RH focavam muito mais na otimização de processos burocráticos. Hoje, entende-se que é fundamental ter uma solução para a gestão da experiência dos colaboradores, pois só assim é possível ter pessoas felizes e engajadas nos processos.

Durante o SAP Sapphire São Paulo, vi como a tecnologia permite encontrar diversas oportunidades para superar os obstáculos de uma área tão desafiadora e que se encontra em constante mudança como o RH. Em um dos cases vistos, o CIO da Petrobras, Marcelo Carreras, aponta que não se trata de tecnologia por tecnologia, mas a busca pela transformação. Entender que a tecnologia é uma aliada e não substitui o ser humano, é o primeiro ponto para empresas que buscam um crescimento inteligente e sustentável.

O futuro do trabalho chegou e precisamos, enquanto área que contribui para os resultados da empresa, estarmos prontos para reformular estratégias e redesenhar novas rotas, pois o mundo que era visto como volátil, incerto, complexo e ambíguo — VUCA —, abre espaço para um mundo frágil, ansioso, não linear e incompreensível, ou seja, para podermos estar alinhados com esse futuro, as empresas devem entender as mudanças do mercado e o quanto o mundo BANI pode influenciar os negócios.

É preciso investir em pessoas e em líderes que valorizem o capital humano sem perder de vista os resultados. Um dado importante e que precisa de atenção: os melhores talentos de hoje são escassos, inquietos e mais essenciais do que nunca para o sucesso empresarial. Por isso, entender que essa falta de mão de obra pode prejudicar a capacidade de produção, aumentar os custos e fazer as margens desaparecerem é de grande relevância! E a grande questão é: como gerar bons resultados para o negócio? O primeiro passo é entender que não importa o tamanho da organização, é possível criar uma equipe sustentável e um negócio rentável com as tecnologias certas. Esse é um tabu que precisa ser quebrado, pois, a tecnologia não é apenas para grandes empresas, ela está aí para ajudar a planejar experiências individualizadas em qualquer nível e que mantêm os colaboradores satisfeitos, produtivos e engajados.

Eu acredito que vamos mudar o trabalho para sempre!

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.