>

Solução dará maior agilidade, organização e previsibilidade à gestão da empresa    

 A Unimed Porto Alegre está fazendo uma completa revolução interna com a adoção do RISE with SAP, conjunto de soluções que vai ajudar a empresa a ser mais eficiente e moderna na gestão de todos os seus processos: desde a parte financeira até o setor de recursos humanos. O uso dos sistemas SAP vai acelerar a transformação digital dentro da empresa, e todo o processo de implantação será finalizado em 2023.  

Por meio de um conjunto de soluções, sendo que o principal é o ERP SAP S/4HANA, o RISE with SAP foi escolhido pela Unimed Porto Alegre para modernizar toda a sua gestão. A plataforma em nuvem da SAP vai integrar sistemas de contabilidade e de controle de estoque, automatizar todo o fluxo de caixa, e consolidar todo o planejamento orçamentário e de recursos humanos da companhia.   

“Com o RISE with SAP, vamos conseguir padronizar processos internos, reduzir o retrabalho e falhas em fechamento de relatórios. Nossa expectativa é de um ganho importante de eficiência e performance com a simplificação da nossa operação, além de deixar nossos acessos mais seguros”, destacou Ricardo Machado, gerente de Sistemas da Unimed Porto Alegre.   

Segundo ele, os fechamentos contábeis ainda são em sua maioria manuais e sem integração, e com o início da implantação do S/4HANA, que será feito ao longo do ano, a Unimed Porto Alegre passará a ter uma fonte única de informações.   

“Ficamos muito felizes de ter o nosso sistema rodando em uma empresa tão forte quanto a Unimed Porto Alegre. Essa parceria segue nosso objetivo de ajudar companhias a serem mais eficientes e produtivas”, afirma Mário Tiellet, vice-presidente de Midmarket da SAP Brasil. 

A estratégia da Unimed Porto Alegre é verticalizar os serviços na área de medicina preventiva, avançar em inovação e apontar a organização para o crescimento orgânico e sustentável, ao mesmo tempo em que avalia a ampliação de unidades por meio de fusões e aquisições. Prevenção a fraudes e desperdícios, aumentar a retenção dos clientes e investir em telemedicina são alguns dos pontos poderão sair do papel com a entrada da SAP.  

Na área financeira, benefícios importantes darão agilidade em todo o negócio, como o recebimento de Pix no ERP, fechamento contábil mensal e anual de forma automatizada e integração entre prefeituras e o programa de emissão de notas fiscais com o ERP.  

Na parte gerencial, as soluções da SAP vão ajudar a reduzir o tempo de processamento de relatórios como de PEONA (Provisão para Eventos Ocorridos e Não Avisados) e de coparticipação prevista. Somente este último tem mais de 100 mil contratos que precisam de análise rápida, mas que atualmente demoram até 4 dias. A gestão fiscal e de materiais também dará um passo importante com o RISE with SAP.   

A Unimed Porto Alegre pretende com essa grande transformação digital reduzir os prazos e ter maior eficiência operacional no recebimento de recursos, reduzir custos e erros, e evitar perdas de impostos com a automação de dados e mapeamento. A SAP tem uma forte presença no mercado global do setor de saúde, com mais de 7.900 clientes em 94 países. Dos 10 melhores hospitais do mundo, sete usam as soluções da empresa, e as 10 melhores escolas de medicina do mundo também são clientes da SAP.